A gravidez é um período de grandes transformações para a mulher, para seu (sua) parceiro (a) e toda a família. São vivências intensas e por vezes sentimentos contraditórios, momentos de dúvidas, de ansiedade, especialmente se a gestante for adolescente. Muitas mulheres podem estar sonhando com esse momento há muito tempo ou talvez terem sido surpreendidas por uma gravidez inesperada. Mesmo quando a gravidez é planejada, é preciso um tempo para se adaptar a essa nova etapa da vida.
Ao longo desses nove meses o corpo da gestante vai se modificar lentamente, se preparando para o parto e a maternidade. Enquanto o bebê se desenvolve, a gestante também cresce como mulher. A gravidez dará a gestante confiança e força para o parto e para cuidar do bebê.
Receita para uma gravidez saudável!
• É recomendável tomar um pouco de sol durante o início da manhã ou o final da tarde, inclusive nas mamas. Lembre-se de usar boné ou chapéu e protetor solar no rosto, para evitar manchas de pele.
• Evite descolorantes, tinturas de cabelo, alisantes e onduladores que contêm amônia e outros componentes que podem fazer mal ao bebê.
• Saia de ambientes onde haja fumantes, em qualquer fase da gravidez. Respirar a fumaça com frequência pode afetar o bebê.
• Beba muita água durante o dia.
Exercícios
• Caminhadas ajudam a melhorar a circulação do sangue, aumentar a disposição e a sensação de bem-estar. Se não houver contraindicação, deve ser mantida do início ao fim da gravidez.
• Faça atividades físicas leves e prazerosas.
• Exercite a respiração: respire lenta e profundamente, várias vezes ao dia. Isso pode ajudar em momentos de desconforto e inquietude.
Sono
• Procure dormir 8 horas por noite.
• Repouse alguns minutos durante o dia.
• Eleve as pernas quando estiver sentada ou deitada.
• Caso tenha muito sono, procure repousar mais.
• Deite-se preferencialmente do lado esquerdo, com um travesseiro entre as pernas. Esta posição facilita a passagem de oxigênio para o bebê.
Dez passos para que sua alimentação seja saudável:
1) Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia.
2) Dê preferência aos alimentos em sua forma mais natural.
3) Arroz com feijão faz muito bem para a saúde.
4) Inclua leite e derivados na alimentação, além de uma porção de carne, peixe ou ovos. Retire a pele e a gordura da carne antes da preparação, tornando este alimento mais saudável.
5) Diminua o consumo de gorduras; consuma, no máximo, uma colher (sopa) de óleos vegetais ou azeite ou ½ colher (sopa) de manteiga ou margarina por dia. Fique atenta aos rótulos dos alimentos e prefira aqueles livres de gorduras trans.
6) Coma todos os dias legumes, verduras e frutas da época.
7) Evite refrigerantes e sucos industrializados, chocolates, doces, biscoitos recheados e outras guloseimas em seu dia a dia.
8) Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Faça o mesmo com o açúcar.
9) Para evitar a anemia (falta de ferro no sangue), consuma diariamente alimentos ricos em ferro, como carnes, miúdos, feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, folhas verde-escuras, grãos integrais, castanhas e outros. Consuma junto com esses alimentos fontes de vitamina C, como acerola, goiaba, laranja, caju, limão e outras.
10) As farinhas integrais, além de serem fontes de carboidratos, são boas fontes de fibras, vitaminas e minerais.
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE, caderneta da gestante
Sionara Witcoski
Enfermeira Obstétra do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso