Curricularização da Extensão promovendo interdisciplinaridade na Graduação Médica da UNOESTE.

7 votos

A curricularização da extensão consiste no processo de tornar as atividades de extensão como parte obrigatória da carga horária nos cursos de graduação. Essa diretriz aparece na Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE) e Câmara de Educação Superior (CES).

As práticas de extensão, no Curso de Graduação em Medicina, da Universidade do Oeste Paulista correspondem aos serviços que a instituição oferece para a comunidade externa. Os professores, juntamente com os futuros médicos, organizam as atividades para que a comunidade que reside nos territórios ligados às Estratégias Saúde da Família (ESFs) possa participar, colocando em prática a Política Nacional de Promoção à Saúde.

Existe um planejamento das ações de Promoção à Saúde, a partir das Necessidades de Saúde das pessoas, de acordo com a Epidemiologia que emerge das áreas de abrangência.

Na FAMEPP/UNOESTE, os docentes são estimulados viabilizar as interações e inter-relações entre as diferentes disciplinas.

A ideia é que, a partir da Curricularização, cada acadêmico perceba o conhecimento coletivo e possa construir habilidades e atitudes de maneira individual, sob supervisão docente.

A interdisciplinaridade tem por objetivo enriquecer a visão de mundo dos futuros médicos.

A Curricularização, na FAMEPP/UNOESTE tem permitido que as habilidades de criatividade, observação, integração e pensamento crítico sejam desenvolvidas nos graduandos.

 

Referência:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO -CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018.

Disponível em:

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf&ved=2ahUKEwj9wZy92e39AhVVDNQKHWfqAaMQFnoECAkQAQ&usg=AOvVaw0zDDQ9w6VrgoC4GQiCvett

Acesso em 24 03 2023, às 16h 10min