Curso de Apoiadores da Política Nacional de Humanização do SUS de Alagoas

15 votos

Olá, sou Aryana, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas, Especialista em Educação em Direitos Humanos e Diversidade e em Saúde Pública. Atualmente, integro a quadro de servidores efetivos de Limoeiro de Anadia-AL, atuo enquanto Assistente Social no Centro de Atenção Psicossocial, Caps I, paralelamente, estou à frente da Coordenação Técnica, do referido Caps.

Estou tendo o prazer de participar do “Curso de Apoiadores da Política Nacional de Humanização do SUS de Alagoas”, ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas-SESAU. Inicialmente, foi-nos apresentada a constituição histórica da política de saúde no Brasil, até chegarmos aos anos de 1988, momento que a saúde se configura enquanto política pública, integrante do tripé da Seguridade Social, ao lado da política de Assistência Social e Previdência Social, tendo sido regulamentada dois anos depois, no ano de 1990, através de sua lei orgânica nº 8.080 e lei complementar nº 8.142.

Nós apreendemos que quando falamos sobre política de humanização, não estamos falando em humanizar “seres humanos”, mas em humanizar nossas práticas profissionais, nossas ações interventivas, de uma política de valorização dos sujeitos envolvidos no processo: Gestão, Usuários e Trabalhadores.

A expectativa é de conhecer sobre essa política e que possamos implementá-la nas nossas intervenções, práticas, condutas, ações, almejando um caminho de construção de um SUS que dá certo e que pode ser efetivado/fortalecido, cotidianamente, nos serviços de saúde.