Izamara Bastos, professora e pesquisadora do Icict/Fiocruz e a professora da USP, Ana Arnt, falam à Revista Istoé sobre o impacto da desinformação na saúde
A Revista Istoé publicou uma entrevista com as pesquisadoras Izamara Bastos, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde, do Icict/Fiocruz, e a professora do Instituto de Biologia da Unicamp e coordenadora do projeto de Divulgação Científica “Blogs de Ciência” da universidade, Ana de Medeiros Arnt, que falaram sobre desinformação e fake News na ciência e na saúde.
A matéria “Como identificar fake news na saúde” apresenta dados da sexta edição da pesquisa “Percepção Pública da C&T no Brasil”, de 2023, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Na pesquisa, alguns dados chamam a atenção como, por exemplo, as noções sobre a ciência – o relatório aponta o desconhecimento dos brasileiros sobre fatos comuns à sua vida, como o uso de antibióticos e vacinas, de onde vieram os seres humanos ou se o nosso planeta, a Terra, é redondo ou não.



Em sua entrevista, Izamara Bastos destaca que “não podemos esquecer que as desinformações nas redes sociais vão apelar para nossas emoções e vulnerabilidades identificadas pelos algoritmos, que mediam e orientam aquilo que cada um irá ver. Desse modo, as informações falsas vão nos envolver emocionalmente e vão buscar conexões com nossas crenças e estilos de vida – aumentando, e muito, o desafio de identificarmos se o conteúdo científico é falso ou verdadeiro”. A professora do PPGICS também alerta que “o acesso à informação segura e de qualidade é um direito de todo cidadão”.
Leia a matéria na íntegra aqui
Para saber mais sobre a “Percepção Pública da C&T no Brasil”, acesse aqui ou no link: https://percepcao.cgee.org.br/
Link importantes
Matéria “Como identificar fake news na saúde” (Revista Istoé): https://istoe.com.br/como-identificar-fake-news-de-saude
Pesquisa “Percepção Pública da C&T no Brasil”: https://percepcao.cgee.org.br/
Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde – PPGICS: https://ppgics.icict.fiocruz.br/
Doutorado e Mestrado 2026: PPGICS abre inscrições de 11/8 a 12/9: https://ppgics.icict.fiocruz.br/not%C3%ADcias/doutorado-e-mestrado-2026-ppgics-inscri%C3%A7%C3%B5es-abertas-de-118-129