Hoje é um dia para lembrar dos aprendizes, dos estudantes. Não chamo de aluno, o que seria dizer que seriam todos os aprendizes seres sem luz.
Acredito no ser humano como esta possibilidade infinita de aprendizado. De estar a questionar o mundo e movê-lo na história da vida.
Aprendo a cada dia observando o tempo que vivo, intensamente e com curiosidade.
Há ainda uma força que me move, que antes não sabia explicar, mas nosso mestre Paulo Freire nos ajudou a desvendar, a força do Esperançar. Uma espera ativa, lutadora, de quem aprende e faz, interpreta e faz pensar, questiona e vive.
Por isso, sempre me ponho neste lugar do estudante que aprende, compartilha, ensina e quer aprender mais. E, nesta roda de aprendizagem, vamos seguindo na vida, deixando nossa marca, construindo a história do nosso tempo e acreditando num futuro, onde o diverso seja qualidade, onde a liberdade seja coletiva e os saberes compartilhados, para uma vida social plena e justa.
Tags: PauloFreire, esperançar, esperançarproduzsaude
Por Clodoaldo Lopes
Somos eternos estudantes desta escola chamada vida. O despertar é diário e a convivência com pessoas e animais nos fazem ver que somos únicos podendo ajudar no conhecimento/crescimento do outro, uma verdadeira singularidade de partilhas. Os desígnios de Paulo Freire foram eternizados e aqueles que os coloca em prática ganhar. Ganhar como um todo, pois não precisamos de muito para sermos todo. Este todo sempre irá precisar das partes e estas se fazem presentes em cada um de nós.