Diretriz 1 – INSTITUIR TRANSIÇÃO PARA UM MODELO DE GESTÃO EM SAÚDE…

7 votos

…TOTALMENTE ESTATAL E COM ADMINISTRAÇÃO DIRETA

PROPOSTAS:

1) Elaborar plano de transição entre o atual modelo predominantemente de gestão público-privada da saúde, em todos os seus formatos, para um modelo totalmente estatal e com administração direta.

2) Implementar uma política de formação de quadros de Estado para as carreiras de gestão dos órgãos públicos de saúde, com requisitos pré-definidos, evitando as indicações pessoais e políticas de membros eleitos do executivo e criando um corpo de gestores públicos especializado, constantemente formado e atualizado, e comprometido com o desenvolvimento e aprimoramento do SUS.

3) Elaborar e implementar plano de criação de carreiras nacionais do SUS estatutárias, para todos os servidores da Saúde; com projeto de transição e ingresso nas carreiras para os atuais trabalhadores da saúde pública não concursados ou ingressos por seleção pública, incluindo, temporariamente, na transição, a parametrização dos contratos das OSS para garantir a qualidade do atendimento da população, incluindo política salarial e plano de carreira.

4) Debater no mais curto prazo possível, em todos os conselhos gestores de saúde a proposta de autarquia especial SUS de autoria do professor Dr. Gastão Wagner. LINK: Uma utopia possível – Gastão Wagner de Sousa Campos