EIXO 1 – O Brasil que temos. O Brasil que queremos
1. Implantar, desenvolver, garantir, ampliar e investir nas práticas integrativas e complementares (PICS) promovendo ações de prevenção, bem-estar físico e mental, associadas à orientação sobre alimentação saudável em cada um dos estágios de vida e serviços farmacêuticos segundo as necessidades de saúde.
2. Ampliar a cobertura de acesso à água potável e saneamento básico, por meio da administração direta do Estado, visando a proteção das áreas de mananciais, o monitoramento da qualidade da água e o descarte de dejetos e resíduos químicos e industriais.
3. Implementar, garantir e fomentar políticas públicas transversais que priorizem as redes temáticas e o atendimento às vulnerabilidades (LGBTQIPA+, população negra, povos originários, população em situação de rua, profissionais do sexo, idosos, povos de terreiro, ciganos, refugiados , mulheres em situação de violência, Pessoas Com Deficiência, crianças e animais), combatendo o preconceito e reconhecendo as desigualdades como determinantes sociais das condições de saúde em defesa aos princípios do SUS