Disciplina Humanização da Saúde no Mestrado Profissional – finalizando essa etapa
No dia 13 de julho, em plena sexta-feira, encerramos a disciplina Humanização da Saúde, ofertada no Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Dia de comemorarmos nossos bons encontros e produção de bons afetos, dia de muita sorte por termos compartilhado trajetórias, histórias, sonhos, ideais e práticas produzindo democracia, cidadania, vida.
Foi coordenada por mim e pela professora Cristina Camelo Azevedo, a qual trouxe excelentes contribuições.
A turma foi composta por profissionais de diferentes categorias e que atuam em diversos espaços de ensino, gestão e atenção do SUS/para o SUS em Alagoas. Na foto, infelizmente, não está todo mundo… mas quem acompanhou as postagens na RHS pode ver a turma em diferentes momentos.
Tal como expusemos no post feito ao início da disciplina https://redehumanizasus.net/disciplina-humanizacao-da-saude-no-mestrado-profissional-da-ufal/, não nos restringimos a trabalhar a formação em humanização em saúde, mas mantivemos o desafio de produzir a humanização na formação em saúde. Foram momentos instigantes, de grandes aprendizados, onde o planejamento avaliativo foi sendo também colocado em prática, ou seja, constantemente dialogávamos e fazíamos os ajustes necessários para trabalhar o que havíamos proposto em cada encontro.
Rodas utilizadas como método para inclusão e negociação das diferenças, falas emocionadas de descobertas, encantamentos e reencantamentos com o SUS e com o ensino na saúde. Tudo isso e muito mais foram as tônicas desse semestre que se findou. Semestre que vem tem mais rsrsrs.
18 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Tive a oportunidade de acompanhar os relatos dos muitos alunos que compartilharam suas experiências/vivências no percurso da disciplina, e realmente trouxeram contribuições importantes para o coletivo da rede.
Fico feliz pelo sucesso da disciplina, pelas construções realizadas, e espero que essa galera continue conosco aquecendo esta rede com o relato das suas práticas pelo SUS afora.
Abraços!
Emília
Por Marcia Andreia
A disciplina foi muito importante para a minha formação profissional além do crescimento pessoal. Hoje posso afirmar que sou uma pessoa diferente de antes da disciplina porque percebi que não precisamos e nem dependemos do outro para “Aprender a Humanizar”, às vezes com uma simples mudança de comportamento / atitude podemos fazer diferente, sensibilizar o próximo, fazendo com que o indivíduo participe do seu processo saúde-doença, portanto atingindo nossos objetivos fortalecendo o SUS. As rodas de conversa foram um instrumento valioso que aprendi na disciplina, onde estou colocando em prática no meu ambiente de trabalho e tendo muito sucesso no retorno com meus pacientes como também com os profissionais que trabalham comigo que foram sensibilizados e cada vez mais novos integrantes participam das rodas e com isso conseguimos atingir nossas metas e ter sucesso com cada grupo de trabalho. Enfim, recomendo a todos a disciplina e agradeço aos professores por todo crescimento e maturidade adquirida durante todo esse processo de aprendizado.
Abraços a todos!!
Márcia Andreia
Parabéns!
Que bom saber desses processos que podem transformar não apenas práticas, mas transformar pessoas. Precisamos disso!
Por Sérgio Aragaki
Grato, Auriceia.
Como a PNH: humanização da saúde também é a produção de novos sujeitos e novas subjetividades.
Abraço!
Por Maria Izabel
Foi muito legal ter cursado esta disciplina. Proposta interessante, desafiadora, com grandes pactuações e sem duvida de grande aprendizagem!
Obrigado professores Sergio e Cristina por nos apresentar a PNH e a rede humaniza SUS, sem duvidas as sementes foram lançadas!
AbraSUS!
Essa disciplina é um espaço transformador. Um movimento de desconstrução e reflexão necessário a reconstrução. Minha prática profissional foi muito enriquecida tanto pelos temas trabalhados como pelas experiencias dos colegas em seu cotidiano de trabalho. A forma de abordar, as pactuações e as atividades extra sala foram essenciais para coroar o que se discutia em sala de aula. Obriga prof. Sergio e Profa Cristina. Grande Abraço
Cursar a disciplina para mim foi muito mais além do que discutir e aprofundar a compreensão de conceitos relacionados a PNH, foi uma experiência de “vivenciar a política”. Isso se deu, sobretudo, porque os princípios da PNH estiveram presentes na condução das aulas, por meio das negociações e pactuações feitas desde o início; pelo espaço democrático de fala, escuta e de respeito que foi criado; também pelo estímulo a troca de experiências, valorizando as iniciativas e ações dos alunos/profissionais em seus contextos de trabalho. Enfim, essa vivência/aprendizado que tive no curso da disciplina se generalizou para meu ambiente de trabalho, me ajudando a repensar algumas condutas, o que culminou no fortalecimento de alguns comportamentos e na mudança de outros. Com tudo isso, pude ter a certeza de que o caminho para o fortalecimento do SUS é o do estabelecimento de relações horizontais, de respeito a diversidade, de valorização das pessoas e da construção coletiva . Tendo a clareza, é claro, que a caminhada não é fácil, existem conflitos, medos, dúvidas, angústias, frustrações, mas também há resistências, esperança, lutas, vitórias, alegrias e superação. Assim é o SUS, assim somos nós (que o fazemos), esse é o caminho que escolhi percorrer!
Por luzia Malta
Grande Professor Sérgio Aragaki!
Sinto-me suspeita para falar das suas contribuições à PNH em nosso estado. Desde 2012 até hoje a convivência com você só me trouxe acúmulo de conhecimento, crescimento profissional e muito, muito aprendizado. Por onde você transita deixa a PNH, foi nos coletivos que criamos, na Câmara Técnica de Humanização, nos seminários estaduais que desde 2012 você não só participa mas ajuda a elaborar e a realizar, na Mostra Estadual, no Plano Estadual de Humanização, entre outras ações. Digo que a minha trajetória na PNH ganhou um UP Grade com a sua chegada a nossa terrinha. Agora você faz germinar na academia, inserindo a PNH na formação, e percebemos que o solo é fértil, temos esses e outros vários colegas aderindo, contribuindo, se afetando com a política. Provocando reflexões e consequentemente a mudança de praticas tão necessárias em nosso SUS. E encontra na própria academia parceiros importantes nessa caminhada, como a minha amiga Profª Cristina Camelo, que tenhamos novos encontros e afetos. Parabéns por seu excelente trabalho! Alagoa e o SUS precisa muito de seu apoio. Bjs
Nosso último encontro formal aconteceu na dita sexta-feira 13, que ao contrário do seu significado de infortúnio, foi mais um momento maravilhoso. Volto a dizer que cursar essa disciplina representou um grande desafio para mim. Os nossos encontros que ocorriam quase sempre quinzenalmente funcionava como uma construção, a cada findar mais alguns tijolinhos eram acoplados e outros removidos. Sendo a disciplina muito bem coordenada e conduzida, nossos facilitadores nos apresentaram à roda, instrumento que nos proporcionou muito aprendizado principalmente no que diz respeito ao poder da escuta, de estarmos todos na disposição horizontalizada. Veio a PNH e a RedeHumanizaSUS… As inquietações foram surgindo, bem como o desejo e necessidade de mudança, um despertar para os meios de fazer acontecer. Esse último encontro não representou o fim, mas sim a continuação… afinal de contas as sementes foram plantadas e com certeza já foram e continuarão sendo disseminadas. Muito obrigada aos colegas pela acolhida e troca de experiências e idealizações e aos nossos mestres, que nos proporcionaram a sensação de aprender com prazer! Estimo que outras muitas pessoas possam vivenciar essa experiência!
Sobre ter cursado a disciplina de Humanização na saúde pelo MPES/2018-UFAL, minha eterna gratidão ao professores Sergio e Cristina pela oportunidade desses encontros maravilhosos junto aos meus colegas de turma, numa troca de experiências e saberes que nos agigantou como profissionais e como pessoas. E como já foi dito em algumas falas, não dá prar sair da disciplina da mesma forma que entramos. Particulamente lembro-me como cheguei, alguns termos tinha até que buscar ao dicionário para uma melhor comprensão, e hoje me vejo e sinto enriquecida, como tão bem citou o prof. Sergio, “Não nos restringimos a trabalhar a formação em humanização em saúde, mas mantivemos o desafio de produzir a humanização na formação em saúde. Foram momentos instigantes, de grandes aprendizados”. Meu agradecimento vai aos colabores da Rede Humaniza SUS, eternos vigilantes na propagação da PNH, e pela que participam e colaboração assidualmente dos nossos Post, com contribuições que intenssificaram ainda mais nosso aprendizado. Que esse espaço que nos foi aberto possa permanecer como “um lugar ” onde possamos colaborar ainda mais para o crescimento profissional de muitos que por aqui passarão. Um grande abraço. SUS EU ACREDITO!
Por Elza Duarte
Foi muito proveitoso ter vivenciado essa disciplina, a forma como foi conduzida proporcionou um cenário que possibilitou a prática de: pactuação e repactuação dos desafios propostos para o desenvolvimento da disciplina; conduzir a discussão em RODA sobre as diretrizes e dispositivos da PNH; exercitar nos nossos ambientes de atuação profissional conduzir o dispositivo da Roda de conversar; fazer Postagem na RHS sobre essas Rodas; exercitar a escrito de um artigo científico sobre um dos temas trabalhados e principalmente fazer uma reativação ou intensificar a crença no “SUS que dá certo” contribuindo de forma direta para essa realidade. Sou grata a todos os participantes!!!
AbraSUS
Por Sérgio Aragaki
A todas e todos muitos agradecimentos pelos deliciosos momentos de aprendizagem, bons momentos, bons encontros no encantamento e reencantamento pelo SUS, na defesa da alegria. Valorizamos muito nosso trabalho em saúde! Gestão, Atenção e Formação indissociáveis na produção em saúde. Abraços e sigamos juntxs.
Por Isabelle Vieira
Olá Professor Sérgio e Professora Cristina,
gostaria de expressar aqui a minha admiração pela disciplina de Humanização que com toda a certeza abriu meus horizontes para conhecimentos básicos que eu desconhecia,embora seja trabalhadora , graduada e usuária dos serviços de saúde.
É uma disciplina rica em estratégias de metodologias, inovações e saberes que aborda a PNH através do compartilhamento de casos do nosso dia a dia, onde antes nem sabíamos que tal fato se encaixaria na PNH.
As rodas de conversa utilizadas nos encontros e as praticadas nos locais de trabalho serviram para dialogarmos diferentes questões e ouvirmos as emoções de cada participante, além de que em alguns casos foi um pontapé para novas estratégias de melhorias no serviço.
Recomendo essa disciplina e já coloquei em prática os meus conhecimentos adquiridos para uma rede mais humanizada.
AbraSUS,
Isabelle Vieira.
Por Maria Fátima
A disciplina Humanização da Saúde foi para mim uma oportunidade de crescimento não só profissional, como também pessoal. Entrei na disciplina porque queria entender o que eu como profissional da saúde podia fazer para humanizar o serviço ao qual faço parte. E descobri que eu posso colaborar muito no meu espaço de trabalho, proporcionando momentos humanizados. As rodas de conversa em sala de aula e extra sala abriram esse leque de conhecimento para mudanças através da fala, da escuta, da comunicação e informação. Sem dúvidas, hoje me sinto mais segura em falar e praticar humanização. Como frutos da disciplina teve várias experiências dos colegas, amizades, novos conhecimentos, apresentação de seminários, rodas de conversa e publicação de POST na RHS : RODA DE CONVERSA SOBRE ACOLHIMENTO AOS FAMILIARES DURANTE A VISITA EM UMA UTI ADULTO DE UM HOSPITAL e UNIVERSITÁRIO“CONVERSANDO SOBRE DIREITOS DOS USUÁRIOS À SAÚDE” .
Agradeço aos professores Dr. Sérgio e Dra. Cristina por nos proporcionar momentos enriquecedores nas nossas vidas.
Por Aryana Isabelle
Primeiramente gostaria de agradecer aos professores Dr. Sérgio e Dra. Cristina por compartilhar conosco experiências, conceitos e momentos de escuta. A disciplina foi construída coletivamente (com e para o(a)s estudantes), excelente pela forma democrática que tudo foi sugerido. Esta disciplina é capaz de promover mudanças no modo de pensar e fortalecer uma cultura de humanização nas práticas diárias (seja como usuário, trabalhador ou gestor) da saúde.
Gratificante – AbraçaSUS!
Muito gratificante esses momentos de apredizagens, compartilhamento de saber e reflexões acerca da PNH proporcionado pela disciplina.
A cada aula aprendi o quanto podemos fortalecer o SUS no nosso local de trabalho, na relação com os outros profissionais, com os/as usuários/as, gestão e com o território. Como também, reconhecer que a PNH faz parte do meu dia a dia e do meu fazer profissional, onde muita coisa já fazia e não reconhecia com Humanização na Saúde. Além disso, os seminários, as rodas realizadas nos serviços, as metodologias utlizadas fortaleceram e possibilitaram compreender melhor as diretrizes, princípios, métodos da PNH.
Sei que temos muito a fazer, mas “as sementes plantadas” pela disciplina Humanização na Saúde, tenho certeza, darão bons frutos!
Avante SUS!
Por cristinaazevedo
O Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da Faculdade e Medicina da Universidade Federal de Alagoas é, para mim, um lugar de estudos, pesquisas, mas também de realização profissional e pessoal. As disciplinas, orientações, reuniões das mais diversas naturezas, tornam-se atividades prazerosas, instigantes do conhecimento científico, do encontro de pessoas interessadas na educação e no trabalho em saúde, sejam profissionais ou professores/as. É sempre muito bom estar com vocês, poder discutir o trabalho que vocês realizam e como se pode contribuir mais com este SUS que dá certo através da pesquisa, do ensino e da humanização da saúde. Trabalhar com Sérgio Aragaki é estar sempre procurando aperfeiçoar o que oferecemos no MPES, compartilhando conhecimentos, saberes e fazeres. É uma das pessoas mais solidárias que conheci na universidade. Agradeço demais o convite para compartilhar essa disciplina de Humanização da Saúde e desejo que possamos nos encontrar sempre nessa tênue mais complexa fronteira entre educação e trabalho.
Por Shirleide Martins
Agradeço pela oportunidade de ter cursado essa disciplina! Concordo com o professor em sua afirmação de que tivemos momentos instigantes e de grande aprendizado! Fizemos novas amizades, compartilhamos saberes… Por tudo isso, agradeço aos professores Dr. Sérgio e Dra. Cristina pela forma como conduziram tão proveitosamente esse momento de aprendizado! E a turma, parabéns! Todos foram maravilhosos! Saudades já! ??