Do Manicômio à Presidência da República: Com escala na aula de Gestão Hospitalar

8 votos

Na última sexta-feira, dia 15 de setembro, tive o prazer de palestrar para a Turma do 2º Módulo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar do IF-SC Câmpus Joinville, durante a aula de Políticas Públicas em Saúde ministrada pela Profª Drª Andréa Heidemann.

Posso dizer que esse ano foi meio atípico por conta talvez da realização das Conferências de Saúde Mental, só sei que apenas em 2022 fiz 12 palestras presenciais e 2 por vídeo conferência e tive que recusar alguns convites por motivos de trabalho e porque sou apenas um, visto que no 18 de Maio recebi 4 convites simultâneos e só pude atender 01.

Mas confesso que compartilhar minha trajetória com as 07 mulheres da turma de Gestão Hospitalar, foi diferente e especial… de certa forma foi libertador porque tudo aquilo que durante muito tempo foi sofrimento, ontem se transformou em aprendizado para todos nós.

Apresentei a palestra: Do manicômio à presidência da república e mostrei brevemente a RHS, pois inicialmente li uma postagem sobre o Setembro Amarelo: A Dor não tem Mês e nem Cor

Ao final, tiramos fotos e fui presenteado com chocolate e que esse chocolate simbolicamente represente a doce vitória sobre um sofrimento amargo que agora é só memória.

Como atividade pedi para que as 07 alunas criassem um perfil aqui na RHS e fizessem uma postagem respondendo á seguinte pergunta:

1-Qual é o papel da Gestão (Hospitalar) na construção de uma sociedade sem manicômios ?

Para a Professora Andréa Heidemann eu coloquei a seguinte questão:

2 – Afinal quando Outubro chegar, quem ainda falará em prevenção ao suicídio?

Por fim… eu acredito que por aqui, assim como no CAPS Tauá, uma outra saúde mental acontece!

Será auspicioso se em Outubro as respostas dessa turma chegarem para agitar a RHS.