Chegou a hora do Sul mostrar uma de suas experiências com a humanização na vivência do serviço de atenção a pessoa idosa.
A Coordenação Geral da Política Nacional de Humanização está apresentando mais um documentário da série:
Prêmio #HumanizaSUS
Uma série de documentários com experiências exitosas da humanização nos quatro cantos do País.
Apresentamos agora:
Do que vem antes
Enfatizando o dia a dia do serviço, mostrando como a equipe e os usuários vivenciam a ampliação da clínica, num fazer dialógico, com foco na saúde esta diretriz na Política Nacional de Humanização aponta o caminho da integralidade do cuidado e do acolhimento de modo interdisciplinar.
Apostando no trabalho coletivo esta equipe soma conhecimentos, escuta e dialoga entre si e com o usuário.
O centro de Saúde do idoso de Blumenau SC mostra através deste documentário suas ações e sua história num tom ao mesmo tempo sensível e realista, mostrando vitórias e desafios e acreditando que é possível um SUS de qualidade e um serviço integrado, onde há espaço para todos e para cada um.
Ao inscrever o vídeo no concurso o grupo apostou na história para mostrar sua vivência diária: Conhecendo o centro de saúde de Blumenau
Mario Kato nos fala, no release do vídeo no momento da inscrição para o concurso de vídeos da PNH, que em 2010 constituíram “uma equipe multiprofissional, iniciando aprimoramento técnico com estudos para entender o idoso frágil e capacitação nos temas: acolhimento, humanização, trabalho em equipe, projeto terapêutico singular, apoio matricial, técnico de referência, reabilitação em saúde, escalas de avaliação e passamos a planejar e organizar os processos de trabalho e os fluxos assistenciais.
Em abril/2012, o Centro de Saúde do Idoso (CSI) é inaugurado com a missão de fortalecer e qualificar a Rede de Atenção à Saúde do Idoso.”
Esta experiência segue viva e se aprimorando cada vez mais, e ainda arrancando sorriso dos idosos e profissionais que a vivenciam.
O documentário tem a direção de Diogo Martins, cineasta que apresentamos nesta série anteriormente.
Filmou o longa-metragem Através (2015), o média O outro lado da notícia (2009) e o curta Entre Vielas (2008). Atualmente está filmando uma ficção com refugiados haitianos em São Paulo. É sócio da produtora Estrangeira Filmes em São Paulo https://vimeo.com/estrangeirafilmes
Por Emilia Alves de Sousa
Lindo trabalho multidisciplinar no cuidado em saúde. Quero destacar dois aspectos importantes que me chamaram a atenção. Primeiramente, o elevado nível de satisfação e o vínculo afetivo construído entre a equipe de profissionais e os idosos atendidos. Depois, a potência de um trabalho multidisciplinar reconhecido pelo próprio médico da equipe, que teve a grandeza de perceber a importância da intervenção da assistente social para o sucesso do tratamento de uma das idosas atendida, coisa que ele e os demais profissionais não estavam dando conta sozinhos. Muito bom o vídeo!
Valeu galera!
Emília