Docentes do PAPP/FAMEPP/UNOESTE inserem a PNH no cotidiano dos Futuros Médicos em 09 ESFs de SP.

8 votos

 

Docentes do PAPP/FAMEPP/UNOESTE inserem a PNH no cotidiano dos Futuros Médicos em 09 ESFs de SP.

A Política Nacional de Humanização (PNH) está presente entre os Profissionais de Saúde desde o ano de 2003. Ela se presta a efetivar os princípios do SUS no dia a dia das práticas de atenção e gestão.
No Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) a PNH é utilizada de maneira transversal, qualificando a saúde pública nas 09 Estrategias Saúde da Família (ESFs) nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.
A PNH deve se faz presente e está inserida em todas as políticas e programas do SUS, estimulados pelos docentes do PAPP nas duas localidades citadas.
Os Facilitadores são estimulados pela Coordenação do PAPP/FAMEPP/UNOESTE a promover a comunicação entre os três grupos (gestores, trabalhadores e usuários do SUS). Essa comunicação provoca vários debates em direção a mudanças que tragam melhor forma de cuidar e novas formas de organizar o trabalho em Saúde.
As Facilitadoras procuram mostrar aos futuros médicos que a humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde. Em uma das ações de Educação Permanente, os acadêmicos regletiram sobre o uso da PNH na transversalidade das açõs no cuidado à saúde, nas ESFs.
Estudantes do Curso de Medicina da UNOESTE são inseridos como membros das equipes interprofissionais em nove Estratégias Saúde da Família (ESFs), graças a uma parceria entre Academia e Serviço, envolvendo a Universidade do Oeste Paulista e as Secretarias de Saúde dos Municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. Essas ESFs são utilizadas como cenários para ações relavionadas ao SUS e à PNH.
Os Professores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) utilizam Metodologias Ativas, como a Problematização, para estimularem a criação de Planos de Ação, envolvendo as Políticas Públicas que emergem da Epidemiologia em Saúde, nos territórios ligados às ESFs.
Um dos Planos de Ação desenvolvido pelos Acadêmicos do PAPP/FAMEPP/UNOESTE esteve relacionado a colocar em prática os Princípios da Política Nacional de Humanização.
O termo cuidado é muito complexo em diversas áreas da saúde, assim como na prática médica, é um desafio que torna a medicina uma ciência  humanizada, quando se refere em dar atenção às pessoas de forma adequada, ampliando o olhar do Modelo Biomédico para o Biopsicossocial.
No período do curso, os futuros Médicos são preparados para conversar com os usuários SUS, mobilizando conhecimentos, habilidades e atitudes, visando à Ampliação da Clínica.
É muito gratificante saber que nos dias atuais temos acadêmicos preocupados em colocar em prática os Princípios da PNH.
Os participantes da atividade de Educação Permanente consideraram como positivo o estímulo à utilização da PNH, na transversalidade das ações, nas ESFs.

Referência:
Política Nacional de Humanização – HumanizaSUS
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/humanizasus&ved=2ahUKEwiBxf-Y28L-AhV8kJUCHYaYDUgQFnoECA0QAQ&usg=AOvVaw01U3wemU1MWGPa5jv96Ihx
Acesso em 24/ 04/ 2023, às 15:00h.