Docentes/UNOESTE apresentam relatos no 13° Congresso Brasileiro Saúde Coletiva – ABRASCO Nov/ 2022.

7 votos

Milhares de congressistas, incluindo sanitaristas, epidemiologistas, cientistas políticos, cientistas sociais, comunicadores, especialistas em políticas públicas, profissionais, trabalhadores da saúde, gestores e técnicos da saúde, além de militantes de movimentos sociais e de entidades da sociedade civil atuantes na área da saúde, participaram do 13° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, um dos mais importantes fóruns científicos da área em todo o mundo. Popularmente conhecido como Abrascão, o evento acontece a cada três anos, além de sediar a Assembleia Geral da entidade, que define sua nova diretoria e conselho.

Duas Facilitadoras do Programa de Aproximação Progressiva à Prática do Curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (PAPP/FAMEPP/UNOESTE), do Campus de Presidente Prudente -SP, apresentaram relatos de experiência relacionados à importância da territorialização e sobre a ressignificação do Mapa Inteligente nas Estratégias Saúde da Família (ESFs), localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, no interior de SP.

A territorialização permite que a equipe da ESF possa conhecer as necessidades da população adscrita à área de abrangência da ESF, a partir do estabelecimento de vínculos entre o usuário e a sua família com os profissionais de saúde e também do contato com as condições de vida e saúde desta comunidade.

O mapa inteligente é um instrumento utilizado pelo agente comunitário de saúde e também pela equipe da ESF, sendo considerado muito importante para a identificação de situações de saúde do território. Ele também é utilizado no planejamento, execução e acompanhamento das atividades da Equipe Interprofissional na comunidade.

A ação de ressignificação do Mapa Inteligente fez parte da Curricularização, nos termos 1 e 2, no PAPP/FAMEPP/UNOESTE, no semestre 1 de 2022.

A “creditação curricular”, conhecida como “curricularização da extensão” consiste na adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), visando a garantir um percentual mínimo na carga horária dos cursos para as atividades de extensão, em atendimento à Resolução n° 7/ 2018, do Conselho Nacional de Educação.

 

Referência:

Curricularização da Extensão Universitária no Ensino Médico: o Encontro das Gerações para Humanização da Formação / Curricularisation of University Community Outreach in Medical Education: Meeting of Generations for a Humanized Training.

Disponível em:

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1057628&ved=2ahUKEwjy86iEw8f7AhWULrkGHTOrAcQQFnoECBwQAQ&usg=AOvVaw0nyrAR0L531bDcSQiceZkO

Acesso em 25 11 2022, às 16h 16min.