Na última terça-feira (10/05/2018), o Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista se propôs a integrar a agenda de greve estudantil com a segunda edição do Movimento Refresque Sua Cuca, de forma a visar a construção de um espaço de cuidado com a comunidade acadêmica durante as atividades de paralisação. A greve discente foi deflagrada no dia 26 de março deste ano, em resposta ao indeferimento e reduções de bolsas de auxílio permanência, devido aos cortes orçamentários na política de Assistência Estudantil da UNIFESP, decorrente da redução da verba pelo MEC (Ministério da Educação) às universidades públicas.
O evento contou com alunos de diversos cursos e fizeram parte da programação uma guerra de bexigas d’água, vivências de yoga, muita música e uma intervenção batizada de ‘Doido é tu’, em alusão a um bloco de carnaval de Fortaleza composto por pessoas acompanhadas pelos CAPS, familiares e trabalhadores. Realizada pela Profª Luciana Surjus, o espaço propôs refletir sobre saúde mental não ser algo a ser produzido somente em lugares especializados por profissionais específicos; que ela está ao alcance de ser promovida nas nossas relações , em meio a vida concreta. Os estudantes ficaram com a tarefa de mapear pontos de produção e promoção de saúde mental, dentro e fora da universidade. Ao final foi promovida uma dinâmica de sensibilização corporal, na qual todos os presentes puderam desfrutar de uma massagem coletiva.
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Luciana,
Muito legal a iniciativa! Compartilho aqui esta publicação do psicólogo Paulo Fernando que traz o Bloco Bilé da Cuca, uma experiência do CAPS de Tauá que estimula a interação e a inclusão social dos usuários da saúde mental nos eventos culturais do município, que dialoga com a sua postagem.
https://redehumanizasus.net/bloco-bile-da-cuca/
Abraços!
Emília