Duas mentiras, uma verdade – SUS

10 votos

Duas mentiras, uma verdade – SUS

Disciplina: A Psicologia e a Saúde – pressupostos para a prática profissional do psicólogo

Prof.ª Ruth Gelehrter da Costa Lopes e Prof.ª Maria Cecilia Roth

Alunas: Fernanda Russo, Gabriel Rameh, Gabriela Figer, Isadora Eivazian, Maria Flávia Pavan e Mariana Machado

 

A partir da experiência de estágio na área da Psicologia da Saúde, com a coordenação de grupos com adolescentes diabéticos, e ao ter uma paciente requisitando um jogo de duas mentiras e uma verdade, surge a ideia do presente jogo de cartas. Sabemos que o Sistema Único de Saúde (SUS) é permeado por uma visão pública contaminada por diversos mitos, e que a população geral muitas vezes não conhece o funcionamento do SUS, bem como não sabe diferenciar os fatos verdadeiros de mentiras.

Partindo deste princípio, como grupo de estudantes de Psicologia, criamos este jogo de cartas baseado no jogo já existente de duas verdades uma mentira, transformando-o em um jogo de uma verdade e duas mentiras sobre o SUS. Assim, buscamos desmistificar algumas mentiras recorrentemente ditas sobre o sistema de saúde pública brasileiro, bem como fornecer maiores informações sobre seu funcionamento básico e seus equipamentos. O material em anexo contém 30 cartas, frente e verso, que para uso devem ser impressas e coladas uma atrás da outra, com seus respectivos números.

A seguir, serão apresentadas as regras do jogo, bem como o arquivo das cartas para impressão.

 

Jogo 2 mentiras, 1 verdade

Material do jogo: 30 cartas com alternativas A, B, C. Duas alternativas são falsas e uma verdadeira.

Objetivo: Encontrar a alternativa verdadeira.

Regras: O jogo pode ser jogado individualmente, em duplas, trios ou em grupos maiores. Pensando em uma dinâmica para grupos grandes, os participantes devem se reunir com as cartas em mãos e ler as três alternativas escritas nelas (A,B,C). Após a leitura, devem discutir em grupo qual alternativa está correta e quais estão erradas, chegando em uma resposta consensual. Ao concluir, devem virar a carta e conferir a alternativa correta que está disponível no verso de cada uma delas.

 

Cartas do jogo

 

Referências

ALVES, B. / O. / O.-M. Quando você usa o SUS? | Biblioteca Virtual em Saúde MS. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/quando-voce-usa-o-sus/>.

10 coisas que tem no SUS e você (provavelmente) não sabia. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/09/22/o-que-tem-no-sus-e-voce-nao-sabe.htm>.

Curiosidade: 6 programas de saúde pública do Brasil considerados referência no mundo. Disponível em: <http://www.coren-mt.gov.br/curiosidade-6-programas-de-saude-publica-do-brasil-considerados-referencia-no-mundo_5078.html>.

César, M. SUS é referência mundial em atendimento público à saúde | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Disponível em: <https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/7181-sus-e-referencia-mundial-em-atendimento-publico-a-saude#:~:text=Completando%2027%20anos%20em%202015>.

Simeon, Y. 10 razões para defender o SUS. Disponível em: <https://mst.org.br/2020/03/20/10-razoes-para-defender-o-sus/>.

Sistema Único de Saúde (SUS) | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Disponível em: <https://www.saude.mg.gov.br/sus>.

Rossi, K. O que o SUS faz por você e você não sabe | Colunistas – Sanar Medicina. Disponível em: <https://www.sanarmed.com/o-que-o-sus-faz-por-voce-e-voce-nao-sabe-colunistas>.