EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL ENTRE SAÚDE (SUS) E DEFENSORIA PUBLICA

13 votos

A Defensoria Pública de Presidente Prudente-SP, faz aproximadamente 50 atendimentos por dia, sendo um importante cenário para produção de saúde, com essa dialógica, a Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Unoeste) apoia estes espaços de encontros para contribuir momentos de reflexões sobre variados temas de saúde.

A educação em saúde é uma temática complexa devido às diversas dimensões que a compreendem: política, filosófica, social, religiosa, cultural, além de envolver aspectos práticos e teóricos do indivíduo, grupo, comunidade e sociedade.

A educação está presente no contato pessoal, em que qualquer e todo ambiente pode ser considerado propício para esse fim.

Um dos requisitos fundamentais para a saúde é a educação, assim, a promoção da saúde apóia o desenvolvimento pessoal e social através da divulgação de informações, educação em saúde e intensificação das habilidades vitais. Desta forma, entre os cinco campos de ações propostas pela CARTA DE OTTAWA, destaca-se o desenvolvimento de habilidades pessoais, pois pode trabalhar a autonomia do indivíduo, estimulando a sua capacidade com um variado rol de estratégias de educação em saúde.  E essas tarefas podem ser realizadas nas escolas, domicílios, locais de trabalho e em outros espaços comunitários.

Nesta ação ficamos muitos felizes em poder alcançar e compreender que existe sinergismo positivos na intersetorialidade de serviços e que o usuário, e maior beneficiário.

REFERENCIA

Preceptor Marcel F. Santos