Emergência humanitária Yanomani em destaque na programação do Canal Saúde

7 votos

Texto: VideoSaúde Divulgação | Arte: Thays Coutinho (Ascom/Icict/Fiocruz)

Em Roraima, no norte do Brasil, o povo originário Yanomami vive em meio a uma emergência humanitária e sanitária causada pelo avanço da mineração ilegal. O documentário “Xawara e saúde” capta relatos de lideranças indígenas e profissionais envolvidos na assistência ao combate às epidemias causadas pelo desmatamento e contaminação das águas.

Questões como meio ambiente e saúde mental, também, são destaques da programação VideoSaúde. Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o documentário “Travessias” explicita a realidade em torno das famílias produtoras de fumo do sul do Brasil que encontraram na agroecologia uma alternativa saudável para manter seu sustento. Garantindo o acesso à saúde, baseado nos princípios do SUS, de universalidade e equidade, o filme “O SUS ‘entre as grades’” apresenta o trabalho de profissionais da saúde no acompanhamento de pacientes de uma unidade prisional em Muriaé, Minas Gerais. Ainda, “Brasil, aqui tem SUS – São Pedro do Piauí – PI” apresenta o projeto “Caps, restabelecendo a cidadania”, onde profissionais de saúde mental introduziram pacientes psiquiátricos em atividades físicas, integrativas e lúdicas, garantindo a reinserção destes na sociedade.

Em comemoração ao Dia do orgulho LGBT, 28 de junho, no programa especial, “Protagonismo Trans”, filme construído por uma roda de conversa de mulheres trans que expõem suas fragilidades e potencialidades por meio de um diálogo descontraído.

O Programa VideoSaúde é exibido às segundas às 22h30 no Canal Saúde.

3/6, segunda-feira, 22h30 – Travessias

O Brasil é o segundo maior produtor de fumo do mundo. 96% da produção se concentra nos estados do sul do país. A partir desse cenário, produtores familiares da região compartilham as dificuldades do cultivo do fumo, a falta de retorno financeiro, o impacto do agrotóxico na vida e no ambiente. O documentário retrata recomeços e mudanças em torno das famílias por meio da agroecologia, que trouxe uma alternativa mais segura e saudável para a população.

Reprises:
5/6, quarta, às 22h30
7/6, sexta, às 22h30
9/6, domingo, às 21h30

10/6, segunda-feira, 22h30 – Quarenta – um filme sobre o nada | O SUS “entre as grades”
Quarenta – um filme sobre o nada

Os 40 dias iniciais de isolamento social para a Covid-19 alteraram os movimentos sísmicos da Terra. Mexeram com as estruturas emocionais. Impuseram novos ritmos internos. Deram outra elasticidade ao tempo. Segundos, minutos e horas passaram a ser contados e percebidos de maneira diferente. Se os olhos são as janelas da alma, as janelas de nossas casas serviram de posto avançado para mirar e ressignificar o mundo. Do macro e do micro. O grandioso dos pequenos gestos e ações.

O SUS “entre as grades”

A iniciativa acontece em uma unidade prisional em Muriaé (MG) sendo a base do trabalho o direito à saúde. A equipe é formada por médicos clínicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, auxiliar de enfermagem, dentistas, auxiliar de saúde bucal e farmacêutico.

Reprises:
12/6, quarta, às 22h30
14/6, sexta, às 22h30
16/6, domingo, às 21h30

17/6, segunda-feira, 22h30 – Xawara e Saúde

A resposta à emergência humanitária na terra indígena Yanomami invadida pelo garimpo ilegal. O documentário registra as ações de assistência à saúde contra a xawara (doenças) com imagens e depoimentos de lideranças indígenas e profissionais de saúde.

Reprises:
19/6, quarta, às 22h30
21/6, sexta, às 22h30
23/6, domingo, às 21h30

24/6, segunda-feira, 22h30 – A rua é nóiz / Brasil, aqui tem SUS – São Pedro do Piauí – PI
A rua é nóiz 

“A rua é noiz” é a periferia em cena. É a gente guerreira dos bairros e favelas sob os refletores da luz do sol e da luz da lua, que iluminam a luta diária e rotineira do nosso povo forte. É uma vontade de conhecer a si, de revelar as identidades dos que moram em cada rua, beco e conjunto habitacional.

Brasil, aqui tem SUS – São Pedro do Piauí – PI

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Pedro do Piauí realizou buscas ativas de pessoas com transtornos mentais que eram mantidas em cárceres domiciliares e os inseriu em atividades de psicoterapia e tratamento com profissionais de saúde possibilitando, assim, o resgate da autonomia e o convívio social.

Reprises:
26/6, quarta, às 22h30
28/6, sexta, às 22h30
30/6, domingo, às 21h30

25/6, terça-feira, 23h – Programa VideoSaúde Especial – Protagonismo trans 

O documentário “Protagonismo trans” relata o encontro de várias mulheres trans da Baixada Fluminense, durante 3 meses, na boate Site Club, para dialogarem sobre questões do seu dia a dia.

Reprise:
27/6, quinta-feira, às 23h