A Tê (Teresinha Moreira) encantou! Tornou-se semente, voltou à terra!
Com muito pesar recebemos a notícia em nosso coletivo. Passaram-se uns dia até que eu conseguisse escrever aqui uma homenagem.
Muito difícil dizer adeus a quem tanto contribuiu para o SUS e, em especial, para a Humanização.
Tê foi incansável na luta em defesa da vida. Ensinou com a generosidade reservada a poucos sábios. Enfrentou desafios que só os fortes têm coragem para encarar. Viajou pelo Brasil nos mais remotos lugares, sempre firme na missão de mostrar que o SUS é para todas as pessoas , que a humanização é possível e que as pessoas devem ser respeitadas em suas diversas formas de ser e estar na vida.
Vestiu, “literalmente”, a camiseta da humanização:
Foto do acervo de Aline Costa em Exposição Nascer no Brasil, BH, 2015
Teresinha Moreira deixa marcas em cada pessoa que trilhou sua caminhada. Fiel, recebeu das pessoas um imenso amor até o fim dos seus dias e continuam a lhe emanar amor e paz.
Seu legado fica guardado e segue a inspirar cada um de nós.
Recebeu homenagens em vida eternizadas neste post https://redehumanizasus.net/66812-faco-parte-do-sus-que-da-certo-teresinha-moreira/
Com o Coletivo da Região Norte a quem tanto se dedicou:
Atividades do HumanizaSUS durante o Fórum Social Mundial (2012)
O coletivo HumanizaSUS presta homenagem a esta grande miltante do SUS, em defesa da vida!
Homenagem po Rejane Guedes
Que descanse em paz! Viverá para sempre em nossos corações. Seu legado é eterno. Deixa em nós o sentimento da boa luta. Nos ensinou a perseverar e viver por propósitos coletivos, pelo SUS e em defesa da vida! A missão agora fica conosco “companheirada” como ela sempre dizia. Teresinha presente! Para sempre! ❤️
Por Sérgio Aragaki
Teresinha Francisca Moreira: luta, doçura, força, firmeza, determinação, enfrentamento, cuidado, respeito, amizade.
Continuará viva em nossas vidas.
Os frutos de sua ação no mundo estão espalhadas, a germinar, germinando, crescendo, transformando práticas e as tornando mais democráticas, mais inclusivas, mais amorosas, mais éticas.
Continuamos seguindo de mãos e corações entrelaçados.