ENSINO DE PRÁTICA MÉDICA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NA FACULDADE DE MEDICINA DE P. PRUDENTE-SP

16 votos

ENSINO DE PRÁTICA MÉDICA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NA FACULDADE DE MEDICINA DE P. PRUDENTE-SP

A Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, insere seus estudantes como membros de 5 ESFs no interior paulista. Os Facilitadores utilizam a Metodologia da Problematização para estimular a criação de Planos de Ação de acordo com a Epidemiologia de cada território de Saúde. Os acadêmicos, ao participarem das Reuniões de Equipe nas ESFs, capturam as Necessidades de Saúde da população moradora nas áreas adscritas às ESFs.
Com o retorno dos estudantes nas unidades, após um período de cessação devido a pandemia causada pelo novo coronavírus foi necessário um planejamento prévio das ações a serem desenvolvidas durante o semestre, considerando sempre a política nacional de humanização, para que os mesmo desde o início de suas atividades já apresente o perfil humanizado de atenção, principalmente em um período como esse, no qual os usuários e profissionais de saúde se encontram em grande fragilidade emocional.
Apesar do contexto que estamos vivenciando a maioria dos estudantes compreendem a importância em participar ativamente deste processo para acabar com a crise sanitária que estamos vivenciando. As medidas de prevenção estão sendo seguidas rigorosamente; com uso do EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), higienização constantes das mãos e mantendo o distanciamento social quando possível.
A Continuidade da educação médica durante a pandemia pode ser justificada pela necessidade de formação de novos profissionais, principalmente pelo fato de médicos vivenciarem a demanda elevada de trabalho e sofrimento emocional. O retorno às atividades foi considerado positivo pelo ponto de vista dos estudantes médicos e pelos professores/facilitadores.

Referência:

SANTOS, Bruna Mascarenhas et al . Educação Médica durante a Pandemia da Covid-19: uma Revisão de Escopo. Rev. bras. educ. med.,  Brasília ,  v. 44, supl. 1,  e139,    2020 . Available from https://www.scielo.br/pdf/rbem/v44s1/1981-5271-rbem-44-s1-e139.pdf