Estudantes do curso médico aplicam princípios do HumanizaSUS em uma ESF do interior Paulista
Estudantes do Curso Médico da Universidade do Oeste Paulista são inseridos, como membros de Equipes Interdisciplinares, em 7 Estratégias Saúde da Família (ESFs), nas cidades de Presidente Prudente e Álvares Machado.
É utilizada a Metodologia Ativa da Problematização nos Ciclos Pedagógicos que ocorrem mensalmente nas Unidades de Saúde.
Os Facilitadores orientam a criação de Planos de Ação que emergem da Epidemiologia local, com a finalidade da Criação de Ambientes Saudáveis no território adscrito às ESFs.
Participando das Reuniões de Equipe que ocorrem semanalmente na ESFs, os estudantes entenderam que a aplicação do questionário do PMAQ (Programa de Melhoria da Atenção e Qualidade para Atenção Básica) colaborou para melhorar os Processos de Trabalho em Saúde na ESF.
Os Facilitadores estimularam a simulação da aplicação de um questionário do PMAQ para a equipe da ESF.
A ideia surgiu a partir da aplicação da Metodologia Ativa da Problematização nos Ciclos Pedagógicos que ocorrem na ESF.
Atenção e Gestão são inseparáveis para a produção de Ações de Humanização nas ESFs, de acordo com os Princípios preconizados pela Política Nacional de Humanização (PNH).
A simulação da aplicação do PMAQ criou oportunidades para que os acadêmicos aplicassem a Política Nacional de Educação Permanente nas reuniões de Equipe que ocorrem semanalmente nas ESFs.
Após a simulação da aplicação do PMAQ os estudantes se reuniram com os membros da Equipe Interdisciplinar da ESF para refletirem sobre a aplicação do Plano de Ação na Unidade de Saúde.
Os participantes consideraram como positiva a aplicação da Simulação, pois o contato dos Futuros Profissionais de Saúde com os Trabalhadores da ESF proporcionou estreitar os laços de respeito e confiança na Parceria Academia-Serviço firmada entre a UNOESTE e a Secretaria Municipal de Saúde local.
Referências:
Gestão pública no SUS: considerações acerca do PMAQ-AB. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.scielo.br/scielo.php%3Fscript%3Dsci_abstract%26pid%3DS0103-11042018000100237%26lng%3Den%26nrm%3Diso%26tlng%3Dpt&ved=2ahUKEwio9abpo53dAhVDipAKHYijABMQFjABegQICBAB&usg=AOvVaw02yDN5nlC0NRbZ4E4Cp1dg
Consulta em 02 09 2018, às 18h 40min.
Autores :
Bianca de Paiva Batista dos Santos
Bruna Estela Kavana Fukumitsu
Cinthia Liminides da Silva
Damares Kimie Hojo
Jessicca Coltri Barros Borelli
Rebeca de Toledo Pennacchi Neves Baptista Andrade
Orientador :Professor Doutor Alex Wander Nenartavis
Por Alex Wander Nenartavis
Parabéns Acadêmica Bianca e demais autores. A aplicação da Política Pública da Educação Permanente melhora os Processos de Trabalho em Saúde nas Estratégias Saúde da Família nas quais os acadêmicos do Curso Médico se inserem como membros das Equipes Interprofissionais no Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/UNOESTE).
“Inseparabilidade entre Atenção e Gestão” é um Princípio do HumanizaSUS muito importante e difícil de ser colocado em prática.
Parabéns !