Estudante Médicos conduzem os eixos da Conferência Municipal de Saúde de Álvares Machado.

9 votos

Os estudantes do Curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (FAMEPP/UNOESTE), estão inseridos como membros das Equipes Interprofissionais, em nove Estratégias Saúde da Família (ESFs), localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, no interior de SP. Essa inserção ocorre graças a uma parceria Academia/Serviço, firmada entre a UNOESTE e as Secretarias Municipais de Saúde de Álvares Machado e de Presidente Prudente.
Os docentes do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) utilizam Metodologias Ativas como a Problematização para estimular a construção de Planos de Ação, com foco nos Princípios do Sistema Único de Saúde, a partir da leitura crítica das Leis 8080/90 e 8.142/90.
Um dos Planos de Ação, construído pelos Acadêmicos do PAPP esteve relacionado à participação dos acadêmicos na construção dos eixos da Conferência Municipal de Saúde de Álvares Machado, em Fevereiro de 2023.
A Docente do PAPP utilizou o Arco de Maguerez, após a participação dos estudantes na Conferência Municipal, para estimular reflexão-na-ação. Acadêmicos consideraram, nas discussões, que a participação da comunidade é uma das diretrizes que conformam a concepção estratégica do Sistema Único de Saúde – SUS. Essa diretriz organiza e gere a formulação e execução das Políticas de Saúde no Brasil.
A docente complementou que a participação popular se expressa por meio das Conferências de Saúde e dos Conselhos de Saúde. Eles atuam analisando os problemas, formulando diretrizes e controlando a execução das Políticas de Saúde. Em nosso país, no primeiro ano de mandato do Presidente e dos Governadores, na forma da lei, a União, os Estados e o Distrito Federal, eles convocam e realizam suas Conferências de Saúde. Os municípios, por sua vez também convocam e realizam a Etapa Municipal da Conferência Nacional de Saúde. A docente explicou que, no primeiro ano de mandato dos Prefeitos, os Municípios convocam e realizam as Conferências Municipais de Saúde. Na Etapa Municipal da Conferência Nacional de Saúde, ela se diferencia da Conferência Municipal de Saúde porque, nessa etapa, a avaliação da situação da saúde é para todo o território nacional (Município, Estado e União). Para a Conferência Municipal de Saúde e para a Etapa Municipal da Conferência Nacional de Saúde devem ser mobilizados toda a sociedade organizada para formular as recomendações aos gestores municipais para subsidiar as decisões no campo da saúde.
Estudantes consideraram que não há nenhum outro país no mundo, no qual se tenha essa participação da comunidade na formulação e no controle da execução da política pública de saúde.
A docente explicou que a valorização desse espaço é também de responsabilidade do gestor municipal do SUS, visando a envolver a sociedade organizada no debate sobre a qualificação dos processos de gestão da saúde no Município.
Estudantes consideraram que é muito importante que eles possam contribuir com a melhoria das instituições gestoras da saúde e da qualidade de vida das pessoas, colocando em prática os preceitos da Lei 8.142/90.
A cartilha foi utilizada pelos acadêmicos para auxiliar os agentes públicos e a comunidade nos processos de organização e realização da Conferência Municipal de Saúde e a Etapa Municipal da Conferência Nacional de Saúde, em Álvares Machado.
Os estudantes da Graduação em Medicina consideraram como positiva a sua participação na construção dos eixos da Conferência Municipal de Saúde de Álvares Machado.

Referência:
CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DE CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE E A ETAPA MUNICIPAL DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE.