Estudantes da Unoeste recebem orientações sobre a CROSS

10 votos

No Brasil, estima-se que cerca de 85% das demandas em saúde são passíveis de solução na Atenção Básica (BRASIL, 2019), significando que 15%d elas necessitam de encaminhamento para outros setores da rede, e é nesse momento que surge a importância do Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROS) para a saúde no Estado de São Paulo.

No Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP), onde os alunos da Universidade do Oeste Paulista desenvolvem ações focadas na Estratégia de Saúde da Família, o grupo tutoreado pela professora Me. Larissa Gretter recebeu, no dia 11 de março de 2022, orientações sobre a utilização do sistema CROSS, a importância do encaminhamento adequado para dar celeridade aos processos, do estabelecimento de vínculo entre a equipe multidisciplinar e o os usuários e da cooperação entre os diversos profissionais envolvidos no cuidado, e como isso se reflete na qualidade do serviço prestado e na redução do tempo de espera.

Os estudantes também foram informados na ocasião a respeito das especialidades que atendem na região de saúde DSR-11 e sobre o tempo de espera médio de algumas delas, destacando-se a maior rapidez dos atendimentos oncológicos e a maior demora dos atendimentos pediátricos.

O encontro possibilitou uma melhor compreensão acerca deste componente estratégico da rede do SUS e de que maneira os futuros médicos podem colaborar com sua utilização e seus reflexos na qualidade do serviço prestado à população.

Referência

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Atenção Primária é capaz de resolver 85% das demandas de saúde. Jun. 2019. Disponível em: https://www.conass.org.br/atencao-primaria-e-capaz-de-resolver-85-das-demandas-de-saude/. Acesso em: 14 mar. 2022.