Estudantes do Curso de Medicina refletem sobre Cuidado e Integralidade na Atenção à Saúde da Criança
O Curso Médico da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), insere seus estudantes, desde o primeiro termo, em sete ESFs dos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. A Metodologia Ativa da Problematização estimula a criação de Planos de Ação que emergem das reflexões dos acadêmicos, estimuladas pelos facilitadores, de acordo com a Epidemiologia de cada território de Saúde.
Para a Atenção Básica, as atividades de educação em Saúde, vacinação, alimentação e nutrição, saneamento e organização sociocomunitária conformam as bases da atuação dos Profissionais de Saúde nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) em nosso país. Essas atividades já foram descritas pela Declaração de Alma-Ata, em 1978 e estão baseadas no conceito de ‘cuidados primários em saúde’. Os estudantes do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/UNOESTE) são estimulados pelos Facilitadores, nos Ciclos Pedagógicos, por meio da Metodologia Ativa da Problematização, a ampliar as atividades inicialmente propostas pela declaração, tentando adaptar o conceito às demandas do Brasil.
Com a ajuda do Arco de Maguerez, foram incorporados ao rol de atividades executadas na atenção básica, da ESF o estímulo ao agendamento de procedimentos odontológicos, cuidados específicos em enfermagem e atenção integral a todos os ciclos de vida, transcendendo a tradicional focalização no cuidado materno-infantil costumeira.
Os familiares dos estudantes também foram convidados a comparecer à ESF para ações educativas e para a criação de ambientes saudáveis no território de Saúde local.
Após a realização da ação de Promoção à Saúde, os Professores e dirigentes da Escola participaram de uma reflexão com os Acadêmicos do Curso Médico e consideraram como positiva a ação de Educação em Saúde.
A comunidade de pais e responsáveis pelos escolares foi convidada para avaliar a ação de Criação de Ambientes Saudáveis no território da ESF e considerou como positiva a ação de Educação em Saúde.
Os acadêmicos do Curso Médico refletiram a respeito da aplicação dos Princípios do Protagonismo do Usuário SUS e sobre a Transversalidade das Ações de Humanização, aplicadas de acordo com os preceitos do HumanizaSUS.
Referências:
Cuidado, integralidade e atenção primária: articulação essencial para refletir sobre o setor saúde no Brasil. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.scielo.br/pdf/sdeb/v41n115/0103-1104-sdeb-41-115-1177.pdf&ved=2ahUKEwjVsJ-on5XdAhVHHJAKHULlApcQFjAAegQIAxAB&usg=AOvVaw2rD6XZw7eJjF20f2KRxc5n
Consulta em 30 08 2018, às 14h 30min.