Estudantes do Curso Médico aplicam indicadores da Linha de Cuidado na Atenção aos idosos.
A Faculdade de Medicina da UNOESTE insere seus estudantes desde o primeiro termo em 7 Estratégias Saúde da Família nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. Facilitadores aplicam a Metodologia Ativa da Problematização para transformar territórios de Saúde adscritos às ESFs nas duas cidades. Os Planos de Ação emergem das Necessidades de Saúde encontradas no território de Saúde. Os acadêmicos fazem parte das equipes interprofissionais e capturam, nas Reuniões de Equipe os problemas que se transformam em Planos de Ação para criar ambientes saudáveis para a comunidade, de acordo com a Lei 8080/90. Os estudantes do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/UNOESTE), inseridos na ESF do Bairro Humberto Salvador, em Presidente Prudente, orientados pelos Facilitadores resolveram entender os instrumentos de gestão criados a partir dos indicadores para o
monitoramento e avaliação da implementação e resultados da linha de cuidado em relação à Atenção Integral à Saúde do Idoso. A partir de uma visita à Vila da Dignidade, refletiram a respeito dos indicadores mínimos aplicados na ESF em relação ao Estatuto do Idoso.
Observaram que a Equipe da ESF calculava a Proporção de pessoas idosas com avaliação multidimensional realizada, em relação ao número de idosos cadastrados no território de Saúde relacionado à Atenção Básica. Também refletiram sobre a proporção de Projetos Terapêuticos Singulares elaborados em relação ao número de idosos acompanhados pela Equipes da ESF.
Entenderam a proporção de servidores capacitados em envelhecimento e saúde da pessoa idosa na ESF.
Buscaram descobrir o número e a proporção de pessoas idosas com dependência para Atividades da Vida Diária (básicas e instrumentais) acompanhadas em seu domicílio pela equipe da ESF em relação ao total de pessoas idosas cadastradas com dependência para AVD. Aproximaram-se da proporção de pessoas idosas em reabilitação funcional em relação ao total de idosos com dependência para as AVD (básicas e instrumentais).
Tentaram, juntamente com a Equipe da ESF descobrir as participações de pessoas idosas em atividades coletivas/grupais de promoção da saúde e prevenção de agravos realizadas pela equipe da ESF.
Entenderam a proporção de idosos que utilizam 5 ou mais medicamentos (polifarmácia) acompanhados pela equipe da ESF.
Após a visita à Vila da Dignidade, os estudantes refletiram com os coordenadores e com os idosos moradores a respeito do Plano de Ação desenvolvido no Território de Saúde.
Os participantes consideraram como positiva a ação da Criação de Ambientes Saudáveis desenvolvida no território adscrito à ESF Humberto Salvador.
Referências:
ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE LINHA
DE CUIDADO PARA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA PESSOA
IDOSA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS). Disponível em:
https://www.google.com/url?sa= t&source=web&rct=j&url=https:/ /www.mds.gov.br/webarquivos/ publicacao/Brasil_Amigo_Pesso_ Idosa/Orientacoes_ Implementacao_Linha_Cuidado_ AtencaoIntegral_Saude_Pessoa_ Idosa_SUS.pdf&ved= 2ahUKEwip0sTDw53dAhUCiZAKHU8eC 5oQFjADegQIBxAB&usg= AOvVaw3q31zTSsIGotdDH1LYNz_A
Consulta em 02 09 2018 às 21h 42min.
Por Alex Wander Nenartavis
Parabéns Professora Kátia. As Linhas de Cuidado são muito importantes para estruturar a Rede.