Estudantes do curso médico da UNOESTE realizam ação de Saúde de acordo com as recomendações da OMS

8 votos

 

  1. Acadêmicos do Curso Médico da UNOESTE são inseridos como membros de 7 equipes interdisciplinares de Estratégias de Saúde da Família nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. A Metodologia Ativa da Problematização é aplicada nos Ciclos Pedagógicos que ocorrem mensalmente nas Unidades de Saúde. Um dos planos de ação desenvolvidos com orientação dos facilitadores esteve relacionado ao estímulo da realização de atividades físicas para a população no Município de Álvares Machado. Os estudantes utilizaram o Arco de Maguerez para refletir sobre os benefícios da Atividade física como possibilidade de retardar o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi citada, no Ciclo Pedagógico, como fomentadora nos diferentes países nos quais atuam seus membros em relação à necessidade urgente de modificar o estilo de vida sedentário e praticar atividade física regular, a fim proporcionar maior qualidade de vida às pessoas. A maioria das pessoas que participaram da atividade física programada estava na faixa etária de 5 a 17 anos. Os acadêmicos explicaram para os participantes da caminhada, organizada em parceria com a Secretaria ds Saúde do Município, que os níveis de atividade física recomendados para crianças de 5 a 17 anos inclui brincadeiras, jogos, esportes, tarefas, recreação, educação física, ou exercício programado, no contexto de atividades da família, escola e comunidade. Os participantes puderam entender que a atividade física tem um potencial para melhorar a aptidão cardiorrespiratória e muscular, a saúde óssea, cardiovascular e metabólica.
    Professores dos estudantes da rede pública que estavam presentes fizeram perguntas aos acadêmicos do Curso Médico e entenderam que valores de atividade física maior do que 60 minutos podem fornecer benefícios adicionais de saúde.
    Educadores Físicos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) também participaram da Ação de Promoção à Saúde que estimulou a Intersetorialidade e o Multiprofissionalismo. Os estudantes refletiram, em uma Roda de conversa com os presentes, que a maior parte da atividade física diária deve ser aeróbica. Foram criados vínculos de respeito e confiança entre os futuros profissionais de Saúde e com a população, de acordo com o Princípio da Transversalidade das ações de humanização propostos pela Política Nacional de Humanização. Os Educadores Físicos presentes explicaram que as atividades devem ser incorporadas, incluindo aquelas que estimulem a musculatura e os ossos, pelo menos 3 vezes por semana.
    Para a faixa etária partitcipante, cargas de atividades podem ser realizadas como parte de jogos, brincadeiras e corridas.
    Os participantes e organizadores consideraram como positiva a ação de criação de ambientes saudáveis para a comunidade local.

Referências:
Recomendações da OMS dos níveis de atividade física para todas as faixas etárias. Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://m.youtube.com/watch%3F v%3D6YFTh2yEPlk&ved=2ahUKEwj98ryNspvdAhXBIZAKHZo-BWEQwqsBMAV6BAgJEAg&usg=AOvVaw2kewev3bgiUT3RockFWwfv
Consulta em 02 09 2018 às 16h 30min.