Estudantes Medicina abordam Saúde Mental na Atenção Básica no cuidado aos usuários de álcool e droga
A Faculdade de Medicina da UNOESTE insere estudantes em 7 ESFs de dois municípios do interior paulista como membros das Equipes Interprofissionais.
Os acadêmicos frequentam as reuniões de Equipe das ESFs e analisam o perfil epidemiológico dos territórios adscrito às Unidades de Saúde.
Constroem Planos de Ação, com ajuda de Facilitadores, a partir da Metodologia Ativa da Problematização.
No Território adscrito à ESF Morada do Sol os estudantes organizaram um Plano de Ação relacionado à criação de ambientes saudáveis para os usuários do SUS dependentes de álcool e drogas internados em uma instituição existente naquele Bairro.
Rodas de conversa foram organizadas relacionadas a motivação e melhora da auto estima dos internos.
Após a realização da Ação de Promoção à Saúde os acadêmicos refletiram sobre a necessidade de que os serviços de saúde se organizem em torno de uma abordagem interdisciplinar e multiprofissional, buscando aspectos no contexto do cotidiano dos jovens, buscando adaptação dos conteúdos programáticos voltados para pessoas que convivem com a drogadição.
Facilitadores sugeriram que as ações se desenvolvessem de forma constante, além da diferenciação do tipo de abordagem, sendo ela individual ou coletiva.
Os Coordenadores da Instituição sugeriram que a ESF deve aproximar o jovem da rede assistencial, para que ele seja acolhido, e tenha como consequência uma maior adesão a um possível tratamento.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Criação de ambientes saudáveis para o território de saúde ligado à ESF.
Referências:
Saúde mental e atenção básica no cuidado aos usuários de álcool e outras drogas. Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.scielosp.org/article/icse/2017.nahead/10.1590/1807-57622016.0270/&ved=2ahUKEwjc8aOktqTdAhUFHpAKHcsVDPUQFjAFegQIAxAB&usg=AOvVaw0f8REnPKoJL2tKpjX48dCa
Consulta em 05 09 2018 às 14h 53min.
Por Alex Wander Nenartavis
Parabéns à Professora Lidelci pela coragem de enfrentar o desafio de colocar em prática a Política Pública de Atenção Integral à Saúde Mental. Estudantes do Curso Médico estão criando ambientes saudáveis no território da ESF. O Princípio da PNH da Transversalidade e do Protagonismo do Usuário SUS também apareceram na ação que emergiu da aplicação da Metodologia Ativa da Problematização.
Congratulações aos Professores do PAPP/FAMEPP/UNOESTE.