Estudantes Médicos desenvolvem “Ação Intersetorial” no “Dia da Saúde” em Escola do interior de SP.

8 votos

Acadêmicos da Graduação em Medicina na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), no Campus de Presidente Prudente (FAMEPP) são inseridos, desde o primeiro termo do Curso Superior, em nove Estratégias Saúde da Família (ESFs) localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.

A UNOESTE firmou uma Parceria Academia/Serviço, com as Secretarias de Saúde dos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, que tem dado “bons frutos”.

Os Facilitadores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) utilizam Metodologias Ativas como a Problematização, para estimularem a criação de Planos de Ação, com foco na Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS) e também na Política Nacional de Humanização (PNH).

Um dos Planos de Ação, elaborado pelos acadêmicos e supervisionado pelos Facilitadores do PAPP, esteve relacionado às “fragilidades” apontadas pelos indicadores do “Programa Previne Brasil” no município de Presidente Prudente, em relação à “Atualização do Calendário de Vacinação” e à “Prevenção do Diabetes”, além da prestação de primeiros socorros, na “Ressuscitação Cardiopulmonar”.

Os acadêmicos se organizaram para trabalharem com Intersetorialidade, pois foram conversar previamente, com a Diretora de uma Escola, do bairro, para autorizar a ação com foco na Criação de Ambientes Saudáveis para a comunidade ligada à área de abrangência da ESF, na qual os graduandos atuam, como membros da equipe interprofissional

Acadêmicos fizeram, sob supervisão, testes de glicemia capilar, verificação de Pressão Arterial, cálculo do Índice de Massa Corpórea, mensuração da circunferência abdominal e do quadril, além de “Rodas de Conversa” com a população presente, previamente convidada para o evento pelos “Agentes Comunitários de Saúde” da ESF local. Foi utilizado o Arco de Maguerez para estimular “Reflexão na Ação”.

A ação mobilizou conhecimentos, habilidades e atitudes dos acadêmicos na Atenção Individual, coletiva, nos Processos de Trabalho e na Educação em Saúde.

Os participantes consideraram como de fundamental importância, o fato de envolverem os profissionais da Saúde e da Educação no Plano de Ação, além dos próprios escolares, pais, comunidade e gestores nas ações de Promoção à Saúde. Foi considerado que a união desses atores é necessária para transformarmos as condições de saúde dos escolares e também dos seus familiares e amigos. Esse sucesso na “Criação de Ambientes Saudáveis” foi conseguido, segundo os discentes, pois as ações desenvolvidas foram planejadas e executadas, com o envolvimento de muitos atores dos setores “Educação e Saúde” e também da comunidade escolar, pra construírem juntos, ações intersetoriais.

Estudantes também consideraram que a Transversalidade, que é um dos princípios da Política Nacional de Humanização (PNH), foi aplicada neste Plano de Ação. Essa Transversalidade esteve presente na aplicação da Políticas Nacional de Promoção à Saúde, neste nosso dia de trabalho em equipe, no SUS. O resultado alcançado correspondeu a um grau de contato e comunicação entre pessoas e grupos que foi ampliado, sem hierarquia, reforçando a produção de saúde com qualidade.

 

Referências:

Ações intersetoriais entre a saúde e a educação: apontamentos para o programa saúde na escola.

Disponível em:

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.scielo.br/j/physis/a/jYjDHr69St4MY5q7Gsdx9YG/%3Flang%3Dpt%26format%3Dpdf&ved=2ahUKEwj93Ibs1ef5AhVHg5UCHQ0FCTkQFnoECC8QAQ&usg=AOvVaw1wioypZTzFCpLKOkRQmKf

Acesso em 27 08 2022, às 15h 47min.