Estudantes Médicos e a Higienização das mãos como prática do cuidado em um PSE no interior de SP.

12 votos

Estudantes do Curso Médico da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) se inserem, desde o primeiro termo, em sete Estratégias Saúde da Família (ESFs) localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, no interior do estado de SP. Facilitadores utilizam a Metodologia Ativa da Problematização para estimular a criação de Planos de Ação, de acordo com a Epidemiologia que emerge dos territórios de saúde,  para a criação de ambientes saudáveis para as comunidades adscritas às ESFs.

Um dos Planos de Ação criados pelos estudantes do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/UNOESTE) esteve relacionado à higienização das mãos dos escolares, com foco na prevenção em relação à transmissão do vírus H1N1, na esteira do Programa Saúde na Escola (PSE). Os Facilitadores entraram em contato com a Coordenação da Secretaria de Educação do Município de Presidente Prudente para programação da Ação de Promoção à Saúde, na esteira da Intersetorialidade.

Após a realização da ação os Facilitadores utilizaram o Arco de Maguerez para refletirem sobre a atividade. Estudantes entenderam que a Higienização das Mãos pode ser considerada como a medida mais importante e eficaz na prevenção e controle de infecções, caracterizando-se como uma intervenção rotineira, padronizada, de baixo custo e com indicações sustentadas por fundamentação científica sólida. Facilitadores consideraram entretanto, que na era da prática baseada em evidências, a adesão ao procedimento ainda é descrita como insuficiente em todo o mundo.

Os participantes consideraram como positiva a realização da ação que estimulou a criação de ambientes saudáveis no território de saúde ligado à ESF.