Estudantes médicos e equipe de saúde agem no Combate ao Tabagismo em uma ESF do interior Paulista.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (FAMEPP/UNOESTE) insere os seus estudantes como membros das Equipes Interprofissionais de sete ESFs nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. Os Facilitadores utilizam a Metodologia Ativa da Problematização para criar Planos de Ação com a finalidade de melhorar as condições de Saúde das comunidades que moram no território adscrito às ESFs. Na ESF Maria Maia, no Município de Álvares Machado, os estudantes, orientados pelos Facilitadores, colocaram em prática um Plano de Ação relacionado à Política Nacional de Controle do Tabaco. O tabagismo representa uma das principais causas evitáveis de mortes precoces e de desigualdade em saúde no mundo. Aproximadamente 7,2 milhões de pessoas no mundo e 156.200 pessoas no Brasil morrem, por ano, devido a enfermidades ligadas ao fumo ativo ou passivo. Os acadêmicos fizeram uma Roda de Conversa com usuários do SUS nas dependências da ESF. Após a atividade de Educação em Saúde e Empowerment Comunitario, os estudantes fizeram uma reflexão com os facilitadores utilizando o Arco de Maguerez. Os acadêmicos entenderam que estas mortes se concentram entre as pessoas mais vulneráveis e pobres. A Facilitadora salientou que o custo total, ainda subestimado devido ao consumo de produtos derivados do tabaco, no Brasil é de quase R$ 57 bilhões anuais. Desse montante, 39,3 bilhões são gastos na assistência médica e tratamento das pessoas. 17,5 bilhões representam a perda de produtividade na nossa sociedade. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2013, cerca de 15% da população brasileira de 18 anos ou mais, isto é 22 milhões de indivíduos, são fumantes. Diante dessas informações a Equipe da ESF foi envolvida na aplicação da Política Nacional de Combate ao Tabaco.
Referências:
Política Nacional de
Controle do Tabaco. Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_controle_tabaco_relatorio_gestao.pdf&ved=2ahUKEwiGs8vqs7jdAhUGGJAKHehGBgoQFjAFegQICBAB&usg=AOvVaw1Yxp48bxGG5PYlP0kWYBRw
Consulta em 13 09 2016 às 13h 36min.
Por Alex Wander Nenartavis
Parabéns à Facilitadora Thaís Bazan pelo empenho na efetivação da Política Anti Tabaco na ESF. Estudantes médicos aprendem a partir de modelos. Congratulações.