Estudantes médicos orientam mães sobre aleitamento materno em ESF do interior de SP
O aleitamento materno desde a primeira hora do nascimento até, no mínimo, os 6 meses de idade da criança, é de grande importância para a saúde da mamãe como, também, para o adequado desenvolvimento biopsicossocial do bebê. Nas primeiras horas do pós-parto, a amamentação é muito importante, uma vez que auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragias, além de proteger o recém-nascido contra diarreias, infecções respiratórias e alergias.
Por meio do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE), acadêmicos da Graduação em Medicina organizaram uma Roda de Conversa para as mães, na sala de espera da ESF Humberto Salvador, em Presidente Prudente – SP.
O objetivo da Ação de Educação em Saúde, que emergiu da aplicação da Metodologia Ativa da Problematização, foi o de ressaltar para as usuárias do SUS, quais os cuidados que a mulher deve ter, no período do puerpério.
A docente utilizou o Arco de Maguerez, após a realização da Roda de Conversa, na ESF, com a finalidade de estimular a “Reflexão-na-Ação”. Acadêmicos consideraram, nas discussões, que os cuidados com a alimentação materna devem ser redobrados no período do puerpério, já que o organismo da nutriz consome muita energia, minerais e vitaminas para a fabricação do leite. Dessa maneira, pode ocorrer, no período de lactação, que a mulher tenha unhas quebradiças, queda de cabelo e apresente certo emagrecimento, caso não utilize uma dieta balanceada.
A docente complementou, nas discussões com os estudantes, que podem ocorrer com frequência, algumas cólicas na criança que mama no peito. Em alguns recém-nascidos (RNs), inclusive, a dor abdominal pode estar associada à alimentação irregular da mamãe. O consumo de alguns alimentos pode, inclusive, gerar gases no RN.
Estudantes explicaram que no período do puerpério, até no fim da lactação, tanto a mamãe quanto o bebê necessitam de cuidados para a sua recuperação e também para que ocorra o desenvolvimento neuropsicomotor saudável da criança.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde, realizada no território ligado a uma Estratégia Saúde da Família (ESF), localizada no interior de SP.
Referência:
SAÚDE DA CRIANÇA
Aleitamento Materno e Alimentação Complementar.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf&ved=2ahUKEwiCy8_ep5P-AhUwrJUCHVlyBHAQFnoECBoQAQ&usg=AOvVaw3BtZftPPLI-51NNqzPQWMR
Acesso em 05 04 2023, às 15h 13min.
Por patrinutri
Que maravilha ver este relato de experiência por aqui! Tenho atuado num grupo de apoio ao aleitamento materno no médio vale do Itajaí que já completa 20 anos! É uma grande luta em favor da vida, da boa nutrição de nossas crianças e na efetivação dos laços familiares neste lindo momento da vida! Parabéns pela iniciativa!