Estudantes médicos orientam mães sobre aleitamento materno em ESF do interior de SP

11 votos

O aleitamento materno desde a primeira hora do nascimento até, no mínimo, os 6 meses de idade da criança, é de grande importância para a saúde da mamãe como, também, para o adequado desenvolvimento biopsicossocial do bebê. Nas primeiras horas do pós-parto, a amamentação é muito importante, uma vez que auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragias, além de proteger o recém-nascido contra diarreias, infecções respiratórias e alergias.
Por meio do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE), acadêmicos da Graduação em Medicina organizaram uma Roda de Conversa para as mães, na sala de espera da ESF Humberto Salvador, em Presidente Prudente – SP.
O objetivo da Ação de Educação em Saúde, que emergiu da aplicação da Metodologia Ativa da Problematização, foi o de ressaltar para as usuárias do SUS, quais os cuidados que a mulher deve ter, no período do puerpério.
A docente utilizou o Arco de Maguerez, após a realização da Roda de Conversa, na ESF, com a finalidade de estimular a “Reflexão-na-Ação”. Acadêmicos consideraram, nas discussões, que os cuidados com a alimentação materna devem ser redobrados no período do puerpério, já que o organismo da nutriz consome muita energia, minerais e vitaminas para a fabricação do leite. Dessa maneira, pode ocorrer, no período de lactação, que a mulher tenha unhas quebradiças, queda de cabelo e apresente certo emagrecimento, caso não utilize uma dieta balanceada.
A docente complementou, nas discussões com os estudantes, que podem ocorrer com frequência, algumas cólicas na criança que mama no peito. Em alguns recém-nascidos (RNs), inclusive, a dor abdominal pode estar associada à alimentação irregular da mamãe. O consumo de alguns alimentos pode, inclusive, gerar gases no RN.
Estudantes explicaram que no período do puerpério, até no fim da lactação, tanto a mamãe quanto o bebê necessitam de cuidados para a sua recuperação e também para que ocorra o desenvolvimento neuropsicomotor saudável da criança.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde, realizada no território ligado a uma Estratégia Saúde da Família (ESF), localizada no interior de SP.

Referência:
SAÚDE DA CRIANÇA
Aleitamento Materno e Alimentação Complementar.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf&ved=2ahUKEwiCy8_ep5P-AhUwrJUCHVlyBHAQFnoECBoQAQ&usg=AOvVaw3BtZftPPLI-51NNqzPQWMR
Acesso em 05 04 2023, às 15h 13min.