Estudantes Médicos realizam práticas de “Educação em Saúde” na Ação “Prudente Feliz”.

8 votos

A Ação “Prudente Feliz”, uma iniciativa da Prefeitura de Presidente Prudente, em parceria com o Curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) levou aproximadamente mil pessoas para o evento, no qual foram oferecidos diversos tipos de serviços essenciais, além de cultura e de lazer para a população de Presidente Prudente.
Estudantes do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP), do Curso Médico da Universidade do Oeste Paulista (FAMEPP/UNOESTE) participaram ativamente do evento, sob supervisão docente.
Os adultos puderam atualizar a carteira de vacinação contra o vírus da gripe, além de verificarem os níveis da pressão arterial e receberem orientações sobre os cuidados com a saúde.
Foram mais de 130 atendimentos, por volta de 50 vacinações e testes rápidos para detectar ISTs e 80 aferições.
Muitos munícipes também foram orientados sobre o Cadastro Único, que é um pré-requisito para se ingressar nos Programas Sociais.
O Procon Municipal também realizou muitos atendimentos, com informações e panfletagem.
As crianças assistiram à Patota do Palhaço Paçoca, show de mágica, biblioteca móvel da Secult, com muitas visitas, apresentações musicais, brincadeiras do projeto Brincando na Rua, animais taxidermizados da Escola do Meio Ambiente, passeio de trenzinho, pipoca e algodão-doce, entre várias outras atrações.
A educação em saúde pode ser entendida como uma das principais ações de Promoção à Saúde. A “Criação de Ambientes Saudáveis” se revela como uma ação de grande importância, tanto na prevenção como na reabilitação de doenças. Além disso, desperta nos futuros médicos, noções de cidadania, responsabilidade pessoal e social, bem como estimula a formação de multiplicadores e cuidadores, nos territórios ligados às Estratégias Saúde da Família (ESFs)., no município de Presidente Prudente, SP.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde realizada no mês de Agosto de 2023, na Rede Regionalizada da Alta Sorocabana (RRAS 11).

 

Referência:
ARTEAGA RODRIGUEZ, Carlos; KOLLING, Marcelo Garcia; MESQUIDA, Peri. Educação e saúde: um binômio que merece ser resgatado. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 31, n. 1, p. 60-66, jan./abr. 2007.