Trata o presente relato da experiência de aprendizados, dos discentes Edvanildo Romero Tenório Ramos e Gardênia Maria Marques Bulhões, estudantes do Internato em Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, durante estágio desenvolvido no CAPS Dr. Sadi Feitosa de Carvalho, localizado à R. Dr. Oswaldo Cruz, s/n – Chã de Bebedouro, Maceió – AL, no período de outubro de 2022, sob responsabilidade do prof. Sérgio Aragaki.
A experiência desenvolvida na unidade foi de grande proveito, principalmente pelo contato com profissionais de outras áreas da saúde, que não da medicina, como psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e farmacêuticos.
Durante o período do estágio, foi possível participarmos de diversas atividades desenvolvidas no CAPS e de verificarmos como tais atividades são importantes para o tratamento e acompanhamento não medicamentosos dos pacientes da unidade. Além disso, foi possível observar também o quanto a assistência do CAPS é mais presente e participativa para cada paciente, diferentemente do tratamento realizado em internamentos hospitalares.
Por fim, podemos destacar que essa experiência nos permitiu enxergar o tratamento da saúde mental sobre outra óptica, que não apenas a da medicalização.
Por Patrícia Malta
Ressalta-se a importância dessas políticas apoiadas pelo Ministério da Saúde e a criação dos CAPS como uma alternativa de prestar cuidados de forma interdisciplinar e mais centrada nas necessidades dos seus pacientes, buscando amenizar o sofrimento e a dor.