Os estudantes dos Curso de Medicina, Odontologia, Farmácia, Nutrição, Biomedicina, Enfermagem e Educação Física da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) realizaram uma ação de Educação em Saúde no dia 17 de março na Praça da Juventude Lucas Nalini Pascoalin, também conhecida como Praça da Juventude, no Bairro Cohab, localizada no município de Presidente Prudente, SP.
A Ação Intersetorial foi criada a partir da Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem denominada Problematização, aplicada no Curso Médico da Instituição de Nível Superior.
Os acadêmicos entendem a importância da criação de ambientes saudáveis não só no território da Estratégia Saúde da Família (ESF) na qual são inseridos desde o termo 1, mas também em locais públicos, em ações extensionistas que visem não só à Educação em Saúde, mas também o estabelecimento de um vínculo entre profissionais da saúde/acadêmicos. A ação se desenvolveu na Praça da Juventude, que atende a população local, proporcionando pontos de encontro e prática de atividades físicas ao ar livre. A UNOESTE, em parceria com a Ordem DeMolay da Loja Marçônica do município de Presidente Prudente promoveram o evento intitulado “Dia D”, onde muitos acadêmicos de vários cursos e termos puderam participar como voluntários para adquirir mais conhecimento prático, além de aperfeiçoar conteúdos teóricos adquiridos em sala de aula. Essa ação teve como público alvo todas as faixas etárias, com ações que estavam além da abrangência da área da saúde. A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) baseia-se no conceito ampliado de saúde e apresenta a promoção da saúde como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo com responsabilidades para os três entes federados.
Desse modo, os discentes captam as necessidades de Saúde do público presente, pertencentes àquela comunidade, o que complementa as ações e serviços proporcionados pelos membros das Equipes Interprofissionais do território da Estratégia de Saúde da Família da comunidade local. O objetivo da ação foi orientar a população a respeito dos cuidados primordiais com a saúde individual, e promover uma conscientização ampla do eixo saúde-doença, já que os índices para doenças crônicas, a exemplo do Diabetes Mellitus II, da Hipertensão Arterial Sistêmica e da Obesidade e até o próprio Sedentarismo, que está relacionado diretamente ao desenvolvimento dessas doenças e a diminuição da qualidade de vida, associado a expectativa de vida. Nessa ação de educação em saúde foram realizados testes glicêmicos, aferição de pressão arterial, conselhos nutricionais, verificação de Acuidade Visual, Testes Ortopédicos, Atuação junto ao grupo Carim sobre doenças renais, Conscientização sobre o câncer de pele, análise de peças anatopatológicas, medição de Índice de Massa Corporal, além de atividades físicas com alongamentos. A ação ocorreu em período matutino durante o domingo visando maior presença do público-alvo para esclarecer suas dúvidas e conscientizá-los sobre a necessidade de bons hábitos para se obter uma melhor qualidade de saúde e de vida.
Referências:
Política Nacional de
Promoção da Saúde
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude_3ed.pdf&ved=2ahUKEwjFwebw9YLiAhUhILkGHYdgA50QFjANegQIBBAB&usg=AOvVaw0ZorxnUn6MjXpdJpCC4G99
Consulta em 04 05 2019 às 19h 28min.