Facilitadores do PAPP/FAMEPP/UNOESTE programam ações para o semestre 2

19 votos

A Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, no campus de Presidente Prudente insere os estudantes do Curso Médico em oito Estratégias Saude da Família (ESFs) nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. Os Facilitadores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/UNOESTE), por meio de uma Parceria Academia/Serviço, organizaram uma programação das atividades de Promoção à Saúde, a serem desenvolvidas nas Unidades de Saúde das duas cidades, a partir das datas comemorativas, relacionadas à Saúde, presentes nos calendários municipais.

Para o mês de Setembro foram programadas ações de prevenção ao Alzheimer e também, na Atenção Integral à Saúde Mental, ações de Promoção à Saúde, criando ambientes saudáveis “livres do suicídio” nas ESFs ligadas ao PAPP.

Os Coordenadores explicaram para os Facilitadores, na Reunião de Educação Permanente, que segundo pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Alzheimer, estima-se que existam cerca de 1,2 milhão de casos no Brasil e cerca de 35,6 milhões de casos no mundo, a maioria ainda não diagnosticada. É uma doença neurodegenerativa progressiva, levando a uma demência causada pela atrofia do cérebro, comprometendo atividades de vida diária das pessoas.

Foram programadas ações, sugeridas para a prevenção da doença, como o estímulo à prática de atividades físicas, alimentação balanceada, estímulo do abandono ao tabagismo, dormir bem, controlar o colesterol e o diabetes.

Em relação à Prevenção ao Suicídio, foram propostas ações para a redução de acesso aos métodos e meios de suicídio, tratamento das pessoas com transtornos mentais e investir no Acolhimento nas ESFs. Coordenadores citaram alguns fatores de proteção ao suicídio que devem ser observados, tais como: autoestima elevada, bom suporte familiar, ter uma religião, ter laços sociais estabelecidos, vida social ativa com lazer presente, ter criança em casa, ausência de doença mental e senso de responsabilidade com a família.

Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde, organizada, a partir da Reunião de Educação Permanente, na UNOESTE.

 

Referências:

Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida. Disponível em:

www.gov.br/ mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/setembro/governo-lanca-projeto-de-acoes-em-saude-com-foco-na-prevencao-ao-suicidio-e-auto-mutilacao

Acesso em 02 09 2021, às 17h 02min.