Fiocruz lança quarta edição do Concurso Portinho Livre de Literatura para estudantes de 13 a 16 anos

8 votos

O 4º Concurso Portinho Livre de Literatura Infantojuvenil está com inscrições abertas até 29 de maio. Para participar, estudantes de 13 a 16 anos devem enviar textos sobre o tema ‘Quem cuida de quem cuida? Cuidado e desigualdades no Brasil’. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por formulário da Portinho Livre.

Cuidado

Cuidado é política pública no Brasil desde 2024, mas ainda há muitos desafios. Reconhecer o cuidado como trabalho essencial para a vida, a economia e a sociedade, como preconiza a Política Nacional de Cuidado, depende de fato de um entendimento de toda a sociedade sobre o que é o trabalho de cuidado, por quem ele é feito, como ele se estrutura.

Os participantes devem enviar textos sobre o tema em prosa — que podem ser crônicas, dissertações ou contos —, por meio de um formulário, no site do concurso. Podem participar do concurso jovens de 13 a 16 anos, de todo o Brasil, que estejam matriculados em escolas, públicas ou privadas.  No ato de inscrição, também devem indicar um professor de sua preferência.

Prêmios

Os 30 melhores textos vão ser publicados em livro, pelo selo Portinho Livre, da Fiocruz. Os três primeiros colocados e seus professores ganham também um vale-presente no valor de R$ 1 mil. Além disso, o primeiro colocado será convidado a participar da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Rio de Janeiro.

Mais informações em icict.fiocruz.br/noticias/4-portinho-livre

Sobre a Portinho Livre: uma plataforma que reúne livros infantojuvenis em acesso aberto.

Confira o regulamento