FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NO SUS: A CONTRIBUIÇÃO DO INTO NA PROMOÇÃO DO CUIDADO HUMANIZADO
FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NO SUS: A CONTRIBUIÇÃO DO INTO NA PROMOÇÃO DO CUIDADO HUMANIZADO
Dayana Gonçalves de Alexandrino Silva
INTRODUÇÃO: O Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia (INTO), no Estado do Rio de Janeiro, integra a administração direta do Ministério da Saúde (MS) e é referência nacional e internacional em traumatologia e ortopedia. Fundamentado na tríade “ensino, pesquisa e assistência em saúde”, o INTO realiza diagnóstico, tratamento, reabilitação, habilitação e manutenção de tecnologias assistivas, como órteses e próteses (BRASIL, 2025). Nesse propósito, o Programa de Aperfeiçoamento Multiprofissional em Saúde é uma modalidade de ensino teórico-prático, amparada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/1996 e pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que visa capacitar profissionais de diferentes áreas da saúde para compor a produção do cuidado humanizado, fundamentado na abordagem biopsicossocial, integrando aspectos biológicos, psicológicos e sociais.
OBJETIVO: Apresentar a experiência da assistente social aperfeiçoanda, inserida no Programa de Aperfeiçoamento Multiprofissional em Saúde do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), no período de março a junho de 2024.

DESCRIÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS: Com carga horária de vinte horas semanais, exercidas na Área de Reabilitação (AREAB/INTO), foram acompanhados atendimentos do Serviço Social, evidenciando a importância da articulação entre as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa no exercício profissional, cuja intencionalidade foi promover práticas de cuidado integral e humanizado por meio da observação, escuta sensível e qualificada, dispensação de orientações sociais e/ou encaminhamentos para a rede intra e intersetorial. As principais demandas envolveram: orientações sobre acesso à Unidade Básica de Saúde (UBS), tecnologias assistivas, Cartão e Estacionamento para Pessoa com Deficiência (PcD), Tratamento Fora de Domicílio (TFD), Passes Livres, inscrição e/ou atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), Bolsa Família (BF), Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio-doença, Reabilitação Profissional (INSS) e Lei de Cotas para PcD.
RESULTADOS: A formação profissional contribuiu para o fortalecimento do SUS e a produção de conhecimento sobre pessoas com deficiência ou acometidas por condições crônicas, congênitas, degenerativas ou sequelas de acidentes que podem gerar traumas ortopédicos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: A reabilitação em saúde revelou-se uma estratégia terapêutica de inclusão social, o que evidencia a necessidade da atuação multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial. Desse modo, a abordagem biopsicossocial permitiu compreender as particularidades das narrativas de vida da população usuária da AREAB, bem como identificar subsídios para aprimorar as políticas públicas voltadas à equidade e à ampliação dos direitos das pessoas com deficiência ou acometidas por condições ortopédicas.
PALAVRAS-CHAVE: Serviço Social; Sistema Único de Saúde; formação de recursos humanos, cuidado humanizado, Mostra HumanizaRIO.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Portal eletrônico do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Disponível em: <https://www.into.saude.gov.br/direitos-da-pessoa-com-deficiencia/306-o-direito-a-saude#:~:text=89%20da%20Lei%20Federal%20n%C2%BA,de%20sa%C3%BAde%20p%C3%BAblicos%20e%20privados>. Acesso em: 08 out. 2025.
DINIZ, Débora. O que é deficiência. Editora brasilense. São Paulo, 2007, p.7-23.
GOULART, Bárbara Niegia Garcia de; ANDERLE, Paula. Reabilitação: uma demanda que cresce e merece atenção. 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/codas/a/nCwYZJw6yxFMrj7NgDSM88g/?lang=pt#ModalTutors>. Acesso em: 08 out. 2025.
Por patrinutri
Parabéns pela iniciativa! Muito importante mesmo possibilitar aos usuários do serviço seus direitos sociais como um suporte ampliado de sua saúde.
Fiquei curiosa em saber se continuam com este tipo de ação, ou se foi só uma ação pontual?
Acredito que poderia integrar uma ação de ampliação da clínica e cuidado em saúde, dentro das diretrizes da Política Nacional de Humanização.
AbraSUS
Patrícia