Futuros médicos aplicam a PNH na Sondagem Nasoenteral, em ambiente protegido, no LHabSim.

10 votos

Autora: Barbara Valcezi Xavier da Silva

Orientadores: Denise Vasconcelos de Jesus e Alex Wander Nenartavis

No segundo bimestre de 2023, no terceiro termo da Graduação em Medicina da Unoeste, no (Programa de Práticas Médicas) PPM III, realizamos a sondagem nasoenteral simulada em manequim, pela primeira vez, por meio de uma metodologia ativa denominada sala de aula invertida.
Ela foi aplicada pelas Facilitadoras no Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim) da Universidade do Oeste Paulista.
Essa Metotologia Ativa de Ensino e Aprendizagem consiste em utilizar elementos típicos da aula e da lição de casa de maneira invertida. Dessa maneira, o conteúdo passa a ser estudado em casa, pelo estudante, previamente. O encontro presencial do futuro médico com o docente, torna-se o lugar de aprendizagem ativa, no qual o acadêmico realiza as atividades práticas em ambiente protegido.
O futuro médico abandona a postura passiva de ouvint e assume o papel de protagonista de seu aprendizado.
Relato:
Inicialmente, foi realizado um teste para checar os conhecimentos básicos dos estudantes e depois foi utilizada a técnica da sondagem nasoenteral nos manequins, com orientação das docentes que deram algumas informações sobre como o procedimento é realizado na rotina dos atendimentos em Saúde.
A técnica da sondagem nasoenteral foi demonstrada pelas professoras que também explicaram como é feita a administração de dieta pela sonda.
Para o procedimento da sondagem nasoenteral foram necessários: a sonda nasoenteral, lidocaína gel, 20 cm de cordone, tesoura de bolso, seringa de 10 ml ou 20 ml, gaze não esterilizada, estetoscópio, 10 cm de esparadrapo e 10 cm de micropore, luvas de procedimento, óculos de proteção, máscara simples e gorro, toalha pequena, além de um biombo.
O primeiro passo do procedimento foi a avaliação das condições do usuário do SUS, ou seja, do seu nível de consciência, do seu padrão respiratório, o padrão cardiovascular, além da checagem do seu sistema digestório.
A aplicação da PNH (Política Nacional de Humanização) no Curso de Graduação em Medicina é muito importante para: oferecer conforto emocional aos usuários SUS e para os familiares, durante os cuidados dispensados, além de estabelecer vínculos de respeito e confiança entre os Trabalhadores da Saúde com os usuários do SUS.
A Facilitadora explicou sobre a importância da conversa do profissional de saúde com familiares e com os os usuários do SUS. Sobre a necessidade e sobre a indicação, explicando cada passo do procedimento, antes de sua efetiva realização.
A docente explicou que o biombo deve ser posicionado de maneira a evitar a exposição do usuário SUS. O cliente deve ser colocado em posição de Fowler. A partir daí, o Profissional de Saúde deve estar paramentado e com as mãos higienizadas. O tórax do usuário SUS deve ser coberto com um lençol e as embalagens, já devem estar abertas. Com as luvas de procedimento já calçadas no profissional de saúde, a sonda nasoenteral precisa ser medida desde a asa do nariz ao lóbulo da orelha e do lóbulo da orelha ao processo xifoide do cliente, acrescentando 20 cm ou levando a sonda até cicatriz umbilical, que corresponderia ao terço proximal do duodeno, ou até a crista ilíaca que corresponderia ao terço médio do duodeno.
O enfermeiro ou médico, após solicitar a permissão do cliente, deverá lubrificar a sonda com lidocaína gel e introduzi-la pela narina direita ou esquerda. Após a introdução de 10 cm, ou seja, a distância da asa de nariz ao lóbulo da orelha, o usuário SUS deverá ser estimulado a fletir levemente a sua cabeça. O Profissional vai pedir para o cliente engolir a sonda. Vai introduzi-la até a marca, feita previamente, observando o reflexo da tosse como indicativo, não desejável, da entrada da sonda na traqueia. Se isso ocorrer, deverá ser retirada a sonda e reiniciado o procedimento.
Posteriormente, deve-se adaptar a seringa com ar na sonda. Deve-se posicionar o estetoscópio no hipocôndrio esquerdo e testar a sondagem, introduzindo 20 ml de ar e auscultando seu som entrando no estômago. Para fixar a sonda, a pele deve ser limpa e protegida com micropore. Um cordone vai precisar ser amarrado na sonda e fixado sobre o esparadrapo. Feito isso, retira-se o fio guia, fechando-se a sonda. Retiram-se as luvas de procedimentos, os óculos e a máscara. É desejável que o Trabalhador da Saúde converse com o cliente sobre o êxito do procedimento, explicando que tudo correu bem.
O ambiente deve ser organizado, as mãos lavadas e o procedimento deve ser anotado no prontuário.
Com a utilização dessa metodologia ativa, da sala de aula invertida, notamos um aprendizado mais dinâmico que proporciona uma prática mais participativa do acadêmico, pois todo o passo a passo do procedimento já foi previamente estudado pelo futuro médico, antes de sua realização.
Conseguimos aplicar os Princípios da PNH no ambiente protegido da aula invertida relacionada à sondagem naso-enteral.
Em relação à transversalidade, na Política Nacional de de Humanização (PNH), entendi que ela deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS, principalmente na realização de procedimentos pelos Trabalhadores da Saúde, nas ESFs. Em relação à indissociabilidade entre atenção e gestão significa que os gestores do SUS também deverão atender os usuários do SUS, diagnosticando as suas necessidades de saúde.
Em relação ao Protagonismo do Usuário SUS entendi que o cliente deve ser o centro da nossa atenção nas Estratégias Saúde da Família (ESFs). Os clientes devem também ser corresponsáveis pelo seu bem estar biopsicossocial. As Equipes de Saúde deverão estimular a autonomia dos sujeitos e dos coletivos, nas ESFs.

Referência:
Passagem de sonda nasoenteral no paciente adulto.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-centro-oeste/hu-ufgd/acesso-a-informacao/pops-protocolos-e-processos/gerencia-de-atencao-a-saude-gas/divisao-de-enfermagem/anexo-129-pop-de-045-passagem-de-sonda-nasoenteral-no-paciente-adulto.pdf/view&ved=2ahUKEwjnhfqor7-AAxWUpZUCHTKkDAUQFnoECBEQAQ&usg=AOvVaw0MzGrPhoNLKpQPhrmGKt4o
Acesso em 02 07 2023, às 15h 32min.