Futuros Médicos realizam “Educação em Saúde na Escola” no “Setembro Amarelo”, no interior de SP.
Futuros Médicos realizam “Educação em Saúde na Escola” no “Setembro Amarelo”, no interior de SP.
Autores
Camila Fernandes de Oliveira, Mainara da Silva Zoratto, Maria Clara de Evangelista de Mendoça Lopes, Maria Eugênia Matu Nogueira, Emanuela P. De Morais, Patrick e Profª Ronivânia Nespolo
O “Setembro Amarelo”, campanha de prevenção ao suicídio, foi iniciada em 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP junto ao Conselho Federal de Medicina – CFM. Segundo Oliveira et al. (2017), “o suicídio é uma das principais causas de morte no mundo, contabilizando um milhão de mortes anuais e com tendência de crescimento nas próximas décadas, tornando-se um importante problema de Saúde Pública.”
O Programa Saúde na Escola (PSE) tem o objetivo de unir os Setores da Educação e da Saúde, orientando os escolares, por intermédio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com foco na “Intersetorialidade”.
Os Acadêmicos do Curso Médico da UNOESTE, organizando Ações de Educação em Saúde, sob supervisão docente, no interior de SP, em Presidente Prudente, conseguem “transmitir o conhecimento confiável”, em ações de “Educação em Saúde”, envolvendo os “Princípios do SUS”, colocando em prática os preceitos de algumas “Políticas Públicas”, que emergem da Epidemiologia em Saúde, nos territórios ligados às 07 Estratégias Saúde da Família (ESF).
O Programa Saúde na Escola (PSE) alicerça esses Planos de Ação, integrando o “Setor Educação” ao “Setor Saúde”.
Os Acadêmicos do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) são inseridos como membros das Equipes Interprofissionais em 7 ESFs do município de Presidente Prudente, graças a uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/PP) e a Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).
As Facilitadoras do PAPP/FAMEPP/UNOESTE utilizam Metodologias Ativas como a Problematização para estimularem a criação de Planos de Ação, a partir do diagnóstico das Necessidades de Saúde das pessoas que residem nas áreas adscritas às ESFs.
A Estratégia da Saúde da Família (ESF) funciona como parte fundamental do cuidado na “Atenção Primária à Saúde” (APS), delineando e revelando as necessidades de Saúde, a partir dos territórios adscritos às ESFs, para a realização de ações de: “Atenção Individual, Coletiva, Processos de Trabalho” e “Educação em Saúde”.
É muito importante que acadêmicos da área da saúde conheçam e participem desse processo de “descoberta das necessidades de saúde” das pessoas, por meio de atividades, em conjunto com os trabalhadores dos setores “Saúde e Educação”. Dessa maneira, o futuro médico é inserido nas ações de “Atenção Coletiva em Saúde”, no território ligado à ESF.
Relato:
No dia 22/09/2023 os Acadêmicos do 5º termo de Medicina, juntamente com a professora do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE), foram até a Escola Estadual José Foz localizada na Vila Marcondes, área de atuação da ESF da Vila Marcondes, para uma ação de “Empowerment Comunitário”, orientando os escolares a respeito da “Prevenção Contra o Suicidio”. A Ação de Educação em Saúde se justifica pela necessidade de prevenção ao suicídio. Segundo dados da Organizaçao Mundial de Saúde, 700 mil pessoas cometem suicidio, anualmente, em todo o mundo.
No Plano de Ação, executado sob supervisão docente, os acadêmicos, conduziram uma “Roda de Conversa” com os adolescentes inseridos no ensino médio, feita a partir de “caracterização” dos futuros médicos, com fantasias e adornos, além da elaboração de cartazes relacionados à Prevenção do Suicídio.
Os recursos visuais foram utilizados, de maneira lúdica, para atrair a atenção dos adolescentes.
A partir disso, os futuros médicos abordaram os escolares, explicando como devemos fazer para eliminar quaisquer pensamentos ruins, buscando apoio da família e dos amigos sempre que acharem que for necessário.
Conclusão:
A Facilitadora utilizou o “Arco de Maguerez” para estimular a “Reflexão na Ação”.
A partir dessa atividade de “Empowerment Comunitário” foi possível observar as oportunidades oferecidas aos Acadêmicos do PAPP/FAMEPP/UNOESTE para desenvolverem conhecimentos, habilidades e atitudes, para dialogarem com os diferentes públicos, criando vínculos de respeito e confiança com os participantes.
Foi possível que o Acadêmico do Curso Médico colocasse em prática, um Princípio muito importante da “Política Nacional de Humanização”, denominado “Protagonismo do Usuário SUS”.
Em relação a esse “Protagonismo” e também enfocando a corresponsabilidade e a autonomia dos sujeitos e coletivos, os futuros médicos conseguiram entender, por meio das discussões com a Docente, após a execução do “Plano de Ação”, que qualquer mudança na Gestão e na Atenção à Saúde é mais concreta se for construída com a ampliação da autonomia e da vontade dos usuários do SUS, envolvidos que passam a compartilhar responsabilidades. Acadêmicos conseguiram entender que a Estratégia Saúde da Família (ESF) dá prioridade para as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas.
A Equipe Interprofissional da ESF, da qual fazemos parte, como futuros trabalhadores da saúde, realiza suas ações forma integral e contínua, por meio de atendimentos prestados na unidade de saúde, no domicílio ou por meio da mobilização da comunidade.
A ESF deve promover essa ligação entre a comunidade e o sistema de saúde.
Os participantes consideraram como positiva a Ação de Promoção à Saúde, realizada na área adscrita à ESF, no interior de SP, na Rede Regionalizada de Atenção à Saúde (RRAS) da Alta Sorocabana.
REFERÊNCIA:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/anualmente-mais-de-700-mil-pessoas-cometem-suicidio-segundo-oms. Acesso em 06/11/2023 às 22h 30min.
Ministério da saúde. Programa Saúde na Escola. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/14578-programa-saude-nas-escolas Acesso em 06/11/2023. às 22h 20min.
Brasil, Ministério da saúde. Estratégia saúde da família. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/estrategia-saude-da-familia. Acesso em 06/11/2023 às 20h 45min.
Por Alex Wander Nenartavis
Parabéns à Acadêmica Maria Eugênia Nogueira, pelo belo relato.
A campanha do “Setembro Amarelo” incentiva que as pessoas busquem ajuda e entendam que “viver é a melhor escolha”. O suicídio pode ser considerado como uma “epidemia silenciosa”. Ela atinge todas as classes sociais e diversas idades. No Brasil, essa realidade é muito assustadora, com uma média de 38 suicídios por dia.
Congratulações !