FUTUROS PROFISSIONAIS MÉDICOS REALIZAM “MUTIRÃO DE CARDIOLOGIA” EM PRESIDENTE PRUDENTE- SP.
No sábado do dia 02 de setembro de 2023, foi realizado um mutirão de cardiologia no ambulatório municipal “ Profª Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, uma iniciativa da Liga de Cardiologia e Hipertensão Arterial Sistêmica do curso de medicina da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE/ FAMEPP) em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente.
O mutirão contou com quatro cardiologistas, os quais atenderam cerca de 150 pacientes que foram encaminhados pelas unidades de saúde de Presidente Prudente.
No atendimento pré consulta era realizada a aferição dos sinais vitais, como pressão arterial (PA), do paciente e o exame eletrocardiograma. Posteriormente, o paciente era encaminhado para a consulta, onde este era examinado e, caso necessário, exames mais detalhados, como laboratoriais e de imagem (eletrodopplercardiograma, holter e cateterismo cardíaco, por exemplo) eram solicitados para futura análise no retorno médico.
A motivação da ação se deu pela campanha “Setembro vermelho”, a qual possui como objetivo principal a conscientização para os cuidados com a saúde cardíaca e para prevenção de doenças cardiovasculares. A escolha do mês de setembro se deu porque no dia 29 comemora-se o Dia Mundial do Coração, determinado pela Federação Mundial do Coração com apoio das Nações Unidas no ano de 2000. Entretanto, a atenção à saúde cardíaca deve acontecer de forma rotineira.
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2023, no Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma doença cardiovascular, sendo a de maior incidência a Hipertensão arterial- doença assintomática que, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), acomete 33% dos brasileiros, podendo levar a outras consequências como doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal.
Tendo isto em vista, esta iniciativa foi de sumo impacto na saúde brasileira, uma vez que integrou as ações de promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação, de modo a fomentar o princípio de integralidade do SUS, prevista na Lei 8080/90, além de diminuir a fila de espera dos pacientes, facilitando o acesso destes aos serviços de saúde. Assim, contribuindo para a mudança do quadro estatístico brasileiro.
Além disso, o Mutirão contou com a participação da mídia local “Fronteira Notícias- Rede Globo” que apresentou a satisfação dos clientes atendidos por meio de entrevistas, tendo estes relatado que a ação foi elucidativa e de imensa contribuição.
Referências Bibliográficas:
PORTELA, Neusa Eli R; MARTIN, Luis C. Setembro vermelho: Cerca de 30% dos brasileiros têm hipertensão. Revista Nursing, set. 2022.
Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 set. 1990a. Seção 1. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm . Acesso em: 03/09/2023.
Por Letícia Donaire de Oliveira
Que experiência maravilhosa, Julia!
Parabéns pela publicação!!