GRUPOS DE SUPORTE E APOIO MÚTUOS

11 votos

Os grupos de ajuda mútua estão inseridos num importante movimento social contemporâneo.

É necessário distinguir entre grupos de apoio e grupos de suporte. A “ajuda mútua” ou apoio “mútuo” é feito por pessoas que compartilham problemas em comum, como exemplo o abuso de drogas, e que tem como objetivo a troca de experiências e o apoio emocional. A coordenação dos grupos de apoio mútuo é feito pelas próprias pessoas que participam, sendo o profissional de saúde mental apenas um mediador indireto. Sua principal vantagem é o empoderamento dos participantes (VASCONCELOS, 2013; ALVAREZ et al., 2012).

Já os grupos de suporte mútuo tem o objetivo de englobar todos em volta do participante, como usuários, amigos e familiares para realizarem atividades sociais, como esportes, arte e atividades comunitárias locais. O principal objetivo é reinserir o participante no contexto social da sua realidade. Deve-se atentar que os grupos de suporte não substituem os grupos de apoio. Os dois são complementares e devem ser realizados de forma contínua (VASCONCELOS, 2013; ALVAREZ et al., 2012).

Há de se destacar que um dos objetivos primordiais de tais grupos consiste na partilha de sentimentos, ideias e opiniões, além de experiências práticas compartilhadas diante de interações sociais face a face, promovendo-se a auto estima, autoconfiança e a estabilidade emocional. Pretende-se, portanto, estimular a intercomunicação e o estabelecimento de relações de suporte positivas diante de diferentes cenários propostos. Ademais, os grupos de ajuda mútua também possibilitam a construção de espaços de convívio que reduzem o sentimento de isolamento das pessoas que sofrem algum tipo de problema (MAIA et al., 2006).

Diante disso, o debate acadêmico à volta do movimento de ajuda mútua é fundamental e merece destaque especial em nosso meio.

ALVAREZ, Simone Quadros et al. Grupo de apoio/suporte como estratégia de cuidado: importância para familiares de usuários de drogas. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 33, n. 2, p. 102-108, 2012.

MAIA, Humbertina et al. Manual de ajuda mútua. Lisboa: Secretariado Nacional para a reabilitação, 2006.

VASCONCELOS, E. M. Manual [de] ajuda e suporte mútuos em saúde mental: para facilitadores, trabalhadores e profissionais de saúde e saúde mental. Brasília: Ministério da Saúde, Fundo Nacional de Saúde, 2013.

Por Arthur Moura, Alysson Alves, Catarina Toledo, Ellan Pereira, Felipe Mendonça, Pedro Aredes, Thallyta Santos, acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Alagoas. Este post está relacionado com discussões feitas durante o Internato de Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Faculdade de Medicina/FAMED, da Universidade Federal de Alagoas/UFAL, sob coordenação do professor Sérgio Aragaki.