O Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), realizou uma programação especial em alusão ao Dia das Mães, voltada às mães de recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da unidade.
A iniciativa teve como objetivo promover acolhimento, escuta qualificada, valorização das usuárias e fortalecimento dos vínculos entre mães, acompanhantes e equipe multiprofissional, considerando os impactos emocionais relacionados ao processo de internação neonatal.
A programação ocorreu no auditório da unidade, em ambiente preparado especialmente para receber as participantes, contando com decoração temática, dinâmica de integração, momento de confraternização e entrega de lembranças simbólicas confeccionadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização.
Durante a atividade, as mães compartilharam experiências e sentimentos vivenciados no contexto da internação dos recém-nascidos, favorecendo momentos de troca, apoio mútuo e fortalecimento emocional.
A ação integrou as estratégias de humanização desenvolvidas pelo HGT, alinhadas às diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), especialmente no que se refere ao acolhimento, ambiência e cuidado integral aos usuários e familiares no ambiente hospitalar.
A participante Rebecca Barbosa, mãe de recém-nascida internada na UTI Neonatal, destacou a importância do momento promovido pela unidade:
“Eu achei muito agradável o nosso encontro, até porque a gente fica muito abalada emocionalmente. Não é fácil ter um bebê e, em vez de ir para casa com ele, precisar vê-lo internado na UTI. Então, foi muito importante esse momento que vocês proporcionaram para a gente. A gente só tem a agradecer a todos que fizeram isso acontecer.”









