Temos recebido muitas notícias tristes durante estes tempos de pandemia de covid 19. E em meio a toda esta dor, algumas atitudes nos fazem acreditar nas possibilidades de humanização no dia a dia dos serviços de saúde, mesmo que sejam pequemos gestos individuais, porém com uma potência de contágio e de ressoar até mesmo em escala mundial.
Esta reportagem que li no G1 nos dá esta dimensão: Diretor da OMS compartilha foto de técnica criada por enfermeira brasileira e agradece pelo trabalho dos profissionais na linha de frente.
A ‘técnica da mãozinha’, criada para dar conforto a pacientes com Covid-19, foi notada pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus: ‘sem palavras’.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, compartilhou nesta sexta-feira (9) uma foto que mostra a “técnica da mãozinha”, criada por uma enfermeira brasileira para dar conforto a pacientes com Covid-19.
“Sem palavras para expressar minha admiração aos profissionais da saúde na linha de frente nesta pandemia e as formas incríveis com que eles estão buscando confortar seus pacientes. Vocês têm muito a nos ensinar e há muito que devemos fazer para apoiá-los e protegê-los”, escreveu Ghebreyesus.
Juntando duas luvas amarradas e cheias de água quente, a carioca Lidiane Melo conseguiu melhorar a circulação sanguínea e trouxe calma a quem se sente sozinho em um leito de UTI.
Em entrevista ao G1, no mês passado, Melo contou que teve a ideia durante um dia intenso no plantão em que fazia em um hospital na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio
“A mão [do paciente] estava muito fria. Enrolei em algodão ortopédico e atadura, que é uma prática prevista na enfermagem, mas não funcionou”, contou a profissional da saúde.
“A circulação não melhorava”, lembrou a enfermeira. “Pensei em molhar a mão dele com água morna, mas por causa do risco de contaminação, a ideia não era boa. Pensei mais um pouco e coloquei a água morna dentro das luvas cirúrgicas e envolvi na mão dele.”
A postagem de Ghebreyesus foi publicada pouco antes da entrevista coletiva semanal que ele participa, desde o começo da pandemia, de dentro da sede da OMS, em Genebra.
Veja reportagem na íntegra: Diretor da OMS compartilha foto de técnica criada por enfermeira brasileira e agradece pelo trabalho dos profissionais na linha de frente.
Acesso em G1 dia 11 04 2021
Assista ao vídeo:
https://drive.google.com/file/d/1gyglAJUcr0sAAFw-8DvbdGAt31MrmWlR/view?usp=sharing
Tags: Ubuntu, ubunturhs, ubuntu rhs
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Deleuze dizia: “Não nos falta comunicação, ao contrário, temos comunicação demais, falta-nos criação. Falta-nos resistência ao presente” e “a única resistência digna ao presente é a criação”.
Nada mais perfeito do que esta constatação para o mundo em que vivemos hoje.
Uma enfermeira canta para os pacientes de covid em Curitiba, uma médica cria um prontuário afetivo… e outra agora cria um afago sob a forma de uma luva com a temperatura do cuidado humano.
https://redehumanizasus.net/medica-cria-prontuario-afetivo-para-atendimento-de-pacientes-graves-na-uti-2/