Horta Medicinal Virtual… Romã

13 votos

Bem  vindos à nossa Horta Medicinal Virtual!

Quem nunca tomou um chá preparado com muito carinho  pela avó ou avô ou pelos pais  quando estava resfriado, com dor de barriga ou  simplesmente pra relaxar ?  Ao longo do tempo os seres humanos fizeram e fazem  uso de diferentes plantas popularmente chamadas de  plantas medicinais,  conhecidas tradicionalmente por suas propriedades terapêuticas ou medicamentosas.

Enquanto estamos passando por esse tempo de afastamento social  nossos Agentes Culturais de Saúde da SMS/IMNS/NCC/ESPAÇO TRAVESSIA-RJ  estão criando uma série de materiais informativos com indicações de uso e plantio de  diversas plantas medicinais que podem ser cultivadas em pequenos quintais, varandas, terraços ou hortas.

Vamos lá?

A dica de hoje é… Romã

A romãzeira é uma árvore que pode alcançar entre 5 a 8 m de altura e se adapta muito bem a climas tropicais e subtropicais, sendo capaz de se desenvolver até mesmo em climas semi-áridos. A romã é uma baga redonda formada por uma polpa vermelha comestível e inúmeras sementes, que se abre espontaneamente quando atinge a maturação.

Antigamente, os benefícios proporcionados pelo consumo da fruta eram conhecidos por poucas pessoas. Hoje em dia, ela vem sendo considerada uma moderna fonte medicinal. A romã é uma fruta oxidante, mineralizante, refrescante e que possui substâncias anti-inflamatórias. Um estudo de cientistas israelenses comprovou que um copo de suco de romã por dia reduz os riscos de doenças cardiovasculares. O chá da casca da fruta também é indicado no caso de infecções de garganta. Em outro estudo feito pela Universidade de Wisconsin, foi descoberto que o extrato da fruta mata as células cancerosas.

Parte utilizada:  Flor, Fruto e Casca da árvore.

Indicações:

Apesar de toda essa superstição envolvendo a romã ela é uma fruta com excelente propriedades medicinais. Muita rica em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, envelhecimento precoce, além de potencializar o efeito dos protetores solares e ajudar a evitar manchas na pele.
Estudos demonstram que a romã pode apresentar até três vezes mais antioxidantes do que os que estão presentes no chá verde e no vinho tinto. Outras pesquisas feitas, também mostraram que a semente de romã por conter altas doses de vitamina A, é muito eficiente nos tratamentos de afecções oculares; E também há indícios que a polpa dessas frutas inibem o crescimento de células tumorais devido a presença de altos níveis de antocianinas. Além de abaixar a pressão arterial e ser antibactericida.

 

Dicas de cunsumo: Chá e Suco

Chá de romã: colocar 10 gramas da casca em 1 xícara de água fervente, desligando o fogo e abafando a panela por 10 minutos. Após esse período, deve-se coar e beber o chá morno, repetindo o processo de 2 a 3 vezes por dia.

Além do chá, também pode-se utilizar o suco de romã, que é feito apenas batendo no liquidificador 1 romã com 1 copo de água, bebendo em seguida, de preferência sem adicionar açúcar.

 

CONTRA INDICAÇÕES:

É proibido incluir romã na dieta na presença de doenças crônicas do trato digestivo. Estas doenças incluem gastrite com alta acidez e úlceras.

Com cuidado, dê suco de romã às crianças depois de 2 anos. É obrigatório diluir a bebida com água. Caso contrário, pode haver algum problema.

A romã tem um efeito negativo no esmalte, portanto, após cada uso, acaricie completamente a cavidade oral. Suco é melhor beber diluído.

É proibido comer romã para constipação

crônica ou hemorroidas.

 

DICAS DE CULTIVO DE FORMA CASEIRA:

Quando a for cultivá-la em vaso, o melhor é fazer uma mistura

de terra vegetal, terra de jardim e compostos orgânicos, de

acordo com a seguinte proporção: 01 parte de terra vegetal, 01 parte de terra comum própria para jardim, e, depois, 02 partes de um bom composto orgânico. O desenvolvimento da planta pode tanto acontecer por meio de sementes ou através de  estacas de ponta em ambiente de estufa. Geralmente as mudas de romãzeiras são feitas por meio de sementes colhidas de frutos grandes e com a polpa avermelhada.

A época correta para se dar inicio ao plantio de romã é no começo da primavera quando é a época de mais chuvas.

O tamanho do vaso que será usado para o plantio deve ser de 40 e 60 cm. Por isso, o recipiente tem que ter as dimensões apropriadas ao desenvolvimento total da planta.

 

FONTES:

https://www.tuasaude.com/roma/

https://flores.culturamix.com/flores/como-cultivar-roma-em-

https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/roma-a-fruta-que-combate-o-envelhecimento-precoce-das-celulas-descubra-como_a4476/1

 

 

Abraço virtual dos Agentes culturais de saúde/Núcleo de cultura, ciência e saúde RJ.