Horta Medicinal Virtual

12 votos

Bem  vindos à nossa Horta Medicinal Virtual!

Quem nunca tomou um chá preparado com muito carinho  pela avó ou avô ou pelos pais  quando estava resfriado, com dor de barriga ou  simplesmente pra relaxar ?  Ao longo do tempo os seres humanos fizeram e fazem  uso de diferentes plantas popularmente chamadas de  plantas medicinais,  conhecidas tradicionalmente por suas propriedades terapêuticas ou medicamentosas.

Enquanto estamos passando por esse tempo de afastamento social  nossos Agentes Culturais de Saúde da SMS/IMNS/NCC/ESPAÇO TRAVESSIA-RJ  estão criando uma série de materiais informativos com indicações de uso e plantio de  diversas plantas medicinais que podem ser cultivadas em pequenos quintais, varandas, terraços ou hortas.

Vamos lá?

A dica de hoje é… Amora.

Amora é a fruta da amoreira, assim como a framboesa pertence ao grupo de plantas do gênero Rubus. É cultivada na Ásia, Europa, América do Norte e outras regiões de clima temperado. É uma fruta de sabor doce, pouco ácida, rica em açúcar e bastante utilizada na preparação de xaropes, licores, geléias, sucos, doces, sorvetes, vinhos. As espécies mais comuns da amoreira são a amoreira-preta e amoreira-branca. A amora que nasce da primeira é negra por fora e vermelho-escura por dentro, já a amora proveniente da amoreira-branca possui uma cor mais rosada e serve de alimento apenas para animais.

A amora-preta in natura é composta de 85% de água, proteínas, fibras, lipídeos, carboidratos. Possui também cálcio, fósforo, potássio, magnésio, selênio. O valor calórico é de 52 calorias em cada 100 gramas de frutas.

Parte utilizada:  Folha, fruto, raiz, casca, casca da raiz   

Indicações:

Dor de dente, redução da pressão sanguínea, tosse, inapetência, prisão de ventre, inflamação da boca, febre, diabetes, dermatoses, eczema, erupções cutâneas.

Dicas de cunsumo: Chá

1 colher de sopa de folhas secas de amoreira 500 ml de água

Modo de preparo: Ferva a água e, em seguida, retire-a do fogo. Adicione as folhas e deixe descansar por 5 a 10 minutos.

Mousse de amora: 1 caixa de gelatina de morangos, 1 polpa de amora congelada, ½ xícara de chá de iogurte desnatado

2 xícaras de chá de água fervente

Modo de preparo: Dilua a gelatina em água quente, depois bata no liquidificador com os demais ingredientes. Por fim, distribua em taças e coloque na geladeira até endurecer.

CONTRA INDICAÇÕES:

Não deve-se consumir o fruto em caso de diarréia, nem administrar folhas e raízes no caso de debilidade ou “frio” pulmonar. Em caso de dúvida deve-se recorrer ao médico.

 

DICAS DE CULTIVO DE FORMA CASEIRA:

Solo: antes do plantio deverá preparar uma

camada de drenagem, que pode ser feita com

argila expandida ou pedriscos. O solo ideal para receber a planta deve ser rico em matéria orgânica e com boa retenção de umidade, porém nunca encharcado.

Tipo de vaso: para iniciar o cultivo da amora você precisará de um vaso profundo e com mais de 40 cm de diâmetro. Esse espaço é necessário para que a planta possa se desenvolver bem e suas raízes crescerem de forma saudável.

FONTES:

SITES:

https://blog.plantei.com.br/como-plantar-amora-em-vaso/

https://tudoela.com/como-consumir-amora/

https://www.plantaseraizes.com.br/amora-miura-para-que-serve/

https://abrafrutas.org/2019/05/13/7-beneficios-da-amora-para-que-serve-e-propriedades/

https://www.ecycle.com.br/6403-amora.html

https://www.todafruta.com.br/amora/

 

Abraço virtual dos Agentes culturais de saúde/Núcleo de cultura, ciência e saúde RJ.