Hospital Abelardo Santos intensifica apoio às mães e incentivo à amamentação
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, intensificou nesta sexta-feira (29) as atividades do Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização e ao incentivo ao aleitamento materno. A programação contou com rodas de conversa, orientações e momentos de relaxamento para pacientes da maternidade, considerada uma das mais importantes da rede pública do Governo do Pará.
Com mais de 2,8 mil partos realizados em 2025 e mais de 5 mil em 2024, o HRAS reforçou durante a campanha o trabalho já desenvolvido ao longo do ano, fundamentado nos 10 passos para o sucesso da amamentação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), certificado concedido pelo Ministério da Saúde a instituições que aplicam boas práticas no cuidado materno-infantil.
Mãe de primeira viagem, Adriele Rodrigues, 23 anos, aprendeu, durante a programação no HRAS, que amamentar não é apenas instintivo, mas um processo que exige prática. “Como o bebê não sabia e eu também não, os primeiros dias foram difíceis. Ele pegava errado e a mama ficava dolorida, mas aprendi a forma correta e tornei esse momento maravilhoso para nós dois”, contou a autônoma.
Esses e outras orientações, Adriele recebeu nas rodas de conversa, que abordaram temas como direitos legais da lactação, boas condutas no parto, avaliação da mamada e escuta ativa das mães. Também foram discutidas dificuldades comuns, como ingurgitamento mamário, obstrução dos ductos, mastite e lesões nos mamilos, além de métodos de prevenção e tratamento para esses problemas.
As atividades conduzidas pelo Comitê de Humanização e pela equipe multiprofissional ocorreram em outros três momentos: prática de relaxamento e autocuidado, com a realização de escalda-pés, seguida por auriculoterapia, técnica que utiliza pontos específicos da orelha para aliviar a ansiedade, melhorar a qualidade do sono, estimular a produção de leite e promover equilíbrio emocional.
