Hospital Abelardo Santos promove ação educativa sobre a Amazônia para crianças
Inspirado pela Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que ocorrerá em novembro deste ano, em Belém, o Comitê de Humanização (CH) do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS) realizou mais uma edição do projeto Pronto Sorriso, unindo cultura amazônica e conscientização ambiental em uma ação lúdica voltada para as crianças internadas na unidade.
Com o tema “Amazônia Encantada, Belezas do Meu Pará”, a iniciativa deste mês de março levou diversão e aprendizado à ala pediátrica localizada no quinto andar do hospital. Personagens representando elementos da fauna e da flora da região – como animais nativos, vegetação típica e traços da cultura paraense – percorreram os corredores e interagiram com as crianças e seus acompanhantes.
Além das fantasias, os membros do Comitê de Humanização carregaram placas com frases sobre a conservação ambiental e a relevância da floresta amazônica para a população mundial. Maria Luiza, de apenas cinco anos, por exemplo, queria saber o que estava escrito em cada plaquinha. “Ela é muito curiosa e quer saber de tudo”, contou Thamires Pereira, autônoma de 27 anos e mãe da menina.
“Considero fundamental trazer essa temática, não só para os adultos, mas especialmente para as crianças, que serão as responsáveis por cuidar do planeta no futuro. Precisamos garantir que os recursos naturais estejam disponíveis e que as condições climáticas ainda sejam favoráveis à vida. A preservação ambiental deve começar o quanto antes e essa ação ajuda nessa luta”, afirmou Thamires.
O projeto Pronto Sorriso acontece todos os meses e é direcionado às crianças em atendimento no Pronto-Socorro Infantil e nos leitos da ala pediátrica. Cada edição traz um tema cuidadosamente escolhido pela equipe com o objetivo de educar de forma lúdica, incentivando as crianças a se tornarem multiplicadoras desse conhecimento em casa, na escola, ou até mesmo na comunidade onde vivem.
Segundo a supervisora de Humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, ensinar sobre o meio ambiente desde a infância contribui para a formação de cidadãos mais conscientes. “Elas crescem sabendo que o planeta também é delas e que precisam cuidar dele. Relacionamos sustentabilidade às riquezas do Pará, despertando o interesse e incentivando mudanças de hábitos em suas próprias famílias”.
Suzane finaliza: “Como em todas as edições anteriores, esta também foi muito bem acolhida, com atividade pensada para atrair a atenção das crianças. Essa é uma forma de reforçar a nossa missão de cuidar da saúde não apenas física, mas também emocional dos pacientes, transformando a vivência hospitalar em um momento de aprendizado, coragem e, acima de tudo, alegria.”