Hospital Abelardo Santos realiza ação de Controle de Líquidos para usuários da Diálise

9 votos

A equipe do Serviço de Terapia Renal Substitutiva (STRS), em parceria com a Comissão de Humanização (CH) e o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HRAS, tem trabalhado para conscientizar os pacientes sobre a importância do controle de líquidos. Devido à capacidade reduzida ou ausente das funções dos rins, o acúmulo de água no corpo pode resultar em complicações graves, incluindo risco de morte.

Para a nutricionista Elisabeth Ribeiro, é essencial adotar estratégias educacionais para melhor compreensão. “Na maioria dos casos, tratamos de pessoas idosas ou advindas do interior. Por isso, a iniciativa busca facilitar o entendimento sobre o ganho de peso e capacitar os pacientes a adotar hábitos alimentares saudáveis e controle hídrico que, a longo prazo, promovam uma melhoria na saúde”, afirma.

Durante as ações, a equipe multidisciplinar do HRAS utiliza garrafas com volumes específicos de líquido, variando de um litro a cinco litros, para demonstrar o peso correspondente a cada quantidade. Cores como verde (normal), amarelo, laranja (atenção), vermelho e roxo (elevado) são empregadas para indicar os riscos associados ao aumento do peso e a importância do monitoramento.

O paciente, Nivaldo Cardoso, de 64 anos, compartilha sua experiência: “Faço hemodiálise três vezes por semana no HRAS, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. Confesso que não monitoro muito a ingestão de líquidos, mas bebo água de forma equilibrada. Quando sinto sede, prefiro chupar cubos de gelo, o que me faz sentir bem e evita a retenção excessiva de líquidos”.