Hospital Abelardo Santos realiza mais de 32 mil cirurgias em três anos em Icoaraci, Belém
“Se não fosse o ‘Abelardo Santos’, eu não estaria andando hoje.” O relato é da paciente Mariléa Martins, de 55 anos. Ela passou por uma cirurgia inédita no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, conhecida como endoscopia na coluna. Antes do procedimento, a autônoma sofria com dores intensas e, aos poucos, as pernas estavam perdendo movimento.
O procedimento ocorreu no ano passado, e Mariléa segue colhendo os benefícios. “Antes, para eu me locomover, era apenas com o auxílio de outra pessoa ou em cadeira de rodas. Depois da operação, com o suporte da fisioterapia, voltei a andar e me livrei das fortes dores nas costas. Toda a equipe médica e multiprofissional está de parabéns pelo trabalho realizado”, lembrou a paciente.
Referência em procedimentos de alta complexidade, o Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública de saúde do Governo do Pará. Nos últimos três anos (2023, 2024 e 2025), o HRAS realizou 32.368 cirurgias e mantém o compromisso de promover o desenvolvimento contínuo e aprimorar suas práticas assistenciais, garantindo à população um atendimento cada vez mais eficiente e seguro.
A unidade também realiza outros tipos de procedimentos, incluindo cirurgias geral, torácica, ginecológica eletiva, mastológica, neurológica endovascular, neurológica geral, de coluna, obstétrico-ginecológica, pediátrica, urológica e vascular, entre outras. Além de contar com estrutura moderna e equipamentos de última geração, o Bloco Cirúrgico dispõe de uma equipe completa de cirurgiões e multiprofissionais.
Diante do volume de procedimentos realizados mensalmente, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HRAS fortalece, por meio de oficinas, as orientações sobre o Protocolo de Cirurgia Segura junto aos pacientes. O objetivo é garantir que os usuários compreendam que todo o processo está correto e que se sintam à vontade para questionar caso identifiquem alguma anormalidade.
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos tem 360 leitos distribuídos entre emergência, cirurgia, internação clínica, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A unidade oferece 11 especialidades: vascular, urologia, cirurgia torácica, ginecológica, mastologia, endoscopia, pediatria, neurocirurgia geral e de coluna, clínica geral e obstetrícia.
