Hospital Galileu homenageia mães internadas com coral e brindes
Evento alusivo ao Dia das Mães contou com molduras para fotos, entrega de livros e coral que percorreu a unidade
O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), localizado na Região Metropolitana de Belém, foi tomado por uma atmosfera diferente e especial nesta sexta-feira, 10. É que um grupo de voluntários e profissionais de saúde percorreu as instalações da unidade do Governo do Pará, com cartazes, balões, cânticos e brindes, em uma ação de humanização, alusiva ao Dia das Mães, comemorado no domingo, 12.
A dona de casa Maria Odaiza, de 41 anos, bastante emocionada, foi surpreendida com a ação. “Estou longe de casa, longe dos meus filhos e quando vejo uma homenagem, por um dia tão especial para nós, mulheres e mães, fico muito contente e feliz”, disse a paciente. Ela está na unidade para dar continuidade a um tratamento de cálculo renal e agradece as orações e a alegria recebida na unidade.
Para dona Jacineia Santos, a sua permanência no Galileu fala muito sobre o significado da data. “Estou acompanhando minha filha Ingrid que caiu de moto e precisou ser hospitalizada”, conta a doméstica. Para ela, além da homenagem, a ação foi um recurso para amenizar a ansiedade. “É ótimo receber esse carinho. Bom para ocupar a mente, para distrair”, completou a acompanhante.
Elinete Souza, de 29 anos, está há um mês internada no Galileu, após um acidente de trânsito e segue sem previsão de alta no tratamento. Para ela, a programação foi um ato de esperança. “O evento trouxe alegria, conforto, um momento de descontração, além da homenagem, claro. Foi ótimo. Gostei muito”, parabenizou.
Humanização
Além de receberem kits de higiene, rosas de papel e livros, as usuárias fizeram algumas fotos para registrar o momento. “No contexto hospitalar, a tensão e a ansiedade se tornam muito presentes, e isso acaba interferindo na recuperação dos usuários. Aqui no Galileu atuamos com um tratamento holístico, que além de cuidar do corpo, também temos projetos que proporcionam momentos para o bem-estar emocional para os pacientes internados”, frisou Anny Segovia, coordenadora de Humanização.
Já para a diretora-executiva da unidade, Liliam Gomes, a ação celebra, sobretudo, a importância da figura materna. “No mês dedicado às mães, proporcionamos um momento especial para mostrar às nossas usuárias e também colaboradoras a importância de cada uma delas no papel de mãe, de mulher e de cuidadora. Nem todas poderão passar o Dia das Mães ao lado dos seus filhos, e por isso, organizamos um momento especial e com muito carinho para elas”, observou a gestora.
Perfil – A unidade, localizada na Avenida Mário Covas, nº 2553, é referência em ortopedia, cirurgias de fraturas de baixa e média complexidade, exceto fraturas de fêmur, quadril e coluna, e próteses. Na unidade pública do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), são realizados procedimentos em fratura diafisária da tíbia, fratura distal do antebraço e mão, e osteomielite crônica e aguda.
O Hospital tem 104 leitos de internação e, o Serviço de Reconstrução e Alongamento Ósseo, além de realizar cirurgias de traqueia e urológica, como hiperplasia prostática benigna, exclusão renal e triagem com biópsia de próstata. O HPGE não funciona como urgência e emergência.