O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, promoveu uma manhã repleta de emoção em alusão ao Dia dos Avós – 26 de Julho. Avós e avôs internados na unidade de saúde receberam lembranças especiais, como fotos dos netos, e ouviram mensagens enviadas pelas famílias, lidas por profissionais do HRAS.
Um dos momentos mais comoventes foi a leitura das cartinhas enviadas pelos netos, com mensagens repletas de saudade e esperança. “Meu Deus! Fiquei até sem palavras para expressar esse momento tão maravilhoso de hoje. Confesso que eu não sabia que hoje era o Dia do Avô, mas agora vou guardar esse momento para sempre em minhas memórias”, afirmou José Carlos, 75 anos.
A ação foi organizada pelo Comissão de Humanização (CH) do HRAS, a fim de proporcionar atendimento de qualidade, além de fortalecer o emocional dos pacientes, minimizando o estresse e a ansiedade decorrentes da hospitalização. A abordagem coloca o paciente no centro, considerando não apenas suas necessidades físicas, mas as questões psicológicas.
“Eles se emocionam; nós também nos emocionamos”, declarou a supervisora de Humanização, Suzane Gonzaga. “Essa é a prova de que pequenos gestos podem ter um impacto significativo no bem-estar emocional dos pacientes. Ver a alegria nos olhos de cada um dos avós nos lembra a importância de integrar o carinho e a atenção familiar ao ambiente hospitalar”, acrescentou.